Correio Nacional: confira as principais notícias do país desta quarta (23)

Mais insumos

O governo de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou hoje (23) que o estado receberá no próximo fim de semana insumos suficientes para a produção de mais 10 milhões de doses da Coronavac, vacina contra a covid-19. O desembarque será em Viracopos.

Igualdade racial

Os ministérios da Educação, da Justiça, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos e da Saúde, assinaram quatro acordos de cooperação técnica para implementar ações de promoção da igualdade racial.

Desenvolvimento

Segundo o governo, os acordos permitirão a elaboração de “estratégias para o desenvolvimento de políticas que promovam a igualdade nas escolas, unidades de saúde e no sistema penitenciário”.

Sancionada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que altera regras para concessão do Benefício de Prestação Continuada e regulamenta o auxílio-inclusão, previsto no Estatuto da PcD, mas que não havia sido criado.

Militares liberados

Bolsonaro também editou um decreto que libera militares da ativa em cargos no governo por tempo indeterminado. O texto, também foi assinado pelo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto.

Contra fraudes

A PF deflagrou hoje (23) a operação Erasure contra uma organização criminosa que fraudava concursos desde 2005. Um dos certames fraudados foi o concurso do Tribunal Regional Eleitoral de SP.

Esquema

Segundo a PF, o esquema conseguiu a aprovação, de forma fraudulenta, de diversas pessoas que pagavam pelo serviço criminoso. Estima-se que o grupo tenha obtido mais de R$ 29 milhões.

Prisão revogada

O ministro Og Fernandes (STJ) revogou a prisão preventiva de uma desembargadora do TJBA investigada na Operação Faroeste, que apura esquema de venda de decisões judiciais para a grilagem.

Adequação

O relator considerou necessário adequar a medida cautelar à gravidade do crime, já que o MPF apresentou denúncia por delitos de participação em organização criminosa. Seu nome não foi divulgado.