Por:

Falece de Covid Leila Holsbach, diretora da Setur-RJ e ex-servidora da Embratur

Falece de Covid Leila Holsbach, diretora da Setur RJ e ex-diretora da Embratur

Por Cláudio Magnavita*

Faleceu neste domingo, 27, no Rio de Janeiro, vítima da covid-19, a ex-diretora da Embratur Leila Holsbach. Após 36 anos de serviços prestados a Embratur, onde exerceu diversos cargos, como diretora, coordenadora e assessora da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Leila assumiu, em 2019, o cargo de diretora de departamento da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, convite do então secretário Otávio Leite. Ela, que foi mantida na função por Gustavo Tutuca, cuidava do fomento e fortalecimento dos destinos e atrativos turísticos do Rio de Janeiro.

Carioca, Leila agregou a equipe da secretaria com sua experiência no setor. A ex-servidora foi responsável pela implementação dos 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), que cobriam 20 países de atuação da Embratur no exterior, desenvolvendo estudos sobre oportunidades e tendências de mercado para o setor público e privado. Além disso, como diretora, implementou as ações para impulsionar vendas, roadshows, workshops e feiras para geração de novas oportunidades de negócios para o Brasil, em razão da Copa do Mundo 2014.

Leila, que era geógrafa, atuou na Ordenação de Territórios e Novos Negócios e na Assessoria da Diretora de Economia e Fomento, na Divisão de Análise de Mercado, da Diretoria de Estudos e Pesquisas, na coordenadora de Estudo da Demanda Turística Internacional e foi coordenadora do Escritório Brasileiro de Turismo para América do Sul, atuando para a implantação dos Comitês Descubra Brasil nos principais mercados emissivos de Turismo.

Ela estava internada há algumas semanas e sua situação ficou delicada, a ponto de ter sido entubada, falecendo hoje.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.