Por:

Correio Nacional: confira as principais notícias do país desta quarta (7)

Feito no Brasil

Um novo kit diagnóstico, desenvolvido por pesquisadores de instituições públicas brasileiras, é capaz de detectar o novo coronavírus em até 45 minutos, com baixo custo e alto grau de precisão. A tecnologia foi pensada para unidades básicas de saúde.

Desenvolvimento

A patente foi desenvolvida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com a empresa SPK Solutions.

Sensibilidade

O teste usa a tecnologia RT-Lamp e demonstrou precisão semelhante ao RT-PCR em testes de validação com mais de 1 mil amostras. O kit alcançou 96% de sensibilidade e 98% de especificidade.

Antecipação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje (7) que o Instituto Butantan irá antecipar em um mês a entrega das 100 milhões de doses da vacina Coronavac ao Ministério da Saúde.

Mais insumos

O contrato previa a entrega até 30 de setembro, mas as doses estarão disponíveis até 31 de agosto. Ainda segundo Doria, no dia 14 chegam 12 mil litros de insumos para 20 milhões de novas doses.

Gestantes

O MS voltou a recomendar a vacinação de todas as gestantes e puérperas a partir de 18 anos contra covid, independentemente de doenças pré-existentes. A medida é condicionada à prescrição médica.

Para todas

Em maio, a pasta restringiu a vacinação desse grupo apenas a gestantes com comorbidades, com uso de doses da Pfizer e da Coronavac. Agora, as vacinas passam a ser recomendadas às demais.

Caminhoneiros

O presidente Bolsonaro disse hoje (7) que tem pressionado o ministro  Paulo Guedes, para que libere R$ 5 bilhões para o Ministério da Infraestrutura para obras em benefício dos caminhoneiros.

Todos ganham

“A vantagem é que você diminui o custo para o caminhoneiro. É menos peça de reposição, menos pneu estourado, mais agilidade no transporte da carga e todo mundo ganha com isso”, disse Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.