Por:

Correio Nacional: confira as principais notícias do país desta quarta (14)

Leitos vazios

O avanço da vacinação continua a reduzir a internação de pacientes com covid em unidades de terapia intensiva (UTIs) no país e, pela primeira vez desde dezembro de 2020, nenhuma unidade da federação está com mais de 90% desses leitos ocupados.

Pior situação

Segundo a Fiocruz, quatro estados permanecem na zona de alerta crítico, com mais 80% dos leitos ocupados. A pior situação é a de Santa Catarina (82%), seguida por Goiás (81%), Paraná (81%) e DF (80%).

Intermediário

A maior parte está na zona de alerta intermediário, em que as taxas de ocupação variam entre 60% e 80%, e sete estados estão na zona de alerta baixo, com menos de 60%: AC, AP, ES, PB, RJ, RN e SE.

Novas pesquisas

A Anvisa autorizou hoje (14), a realização de pesquisas clínicas de duas novas vacinas contra a covid. Uma é desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chinesa de Ciências Médicas.

Procedimentos

A outra vacina é produzida pela empresa AstraZeneca. Farão parte dos testes adultos de 18 anos de idade ou mais que receberão duas doses, com intervalo de 14 dias entre a primeira e segunda dose.

Análise do 5G

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou na tarde de hoje (14), que o Tribunal de Contas da União (TCU) marcou para 18 de agosto a sessão de análise do edital do 5G. 

Encaminhado

Segundo o ministro, após a deliberação do tribunal, em até cinco dias, o edital será encaminhado para publicação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As operações começam em 2022.

Adolescentes

O ministro Gilmar Mendes (STF) determinou que o Ministério da Saúde analise a inclusão prioritária de adolescentes entre 12 e 18 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid.

Inauguração

Já o ministro Milton Ribeiro (Educação), preside amanhã (15). programação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Pernambuco. Ele participa da inauguração da sede da Cinemateca Pernambucana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.