Correio Nacional: confira as principais notícias do país desta segunda (30)

Atraso 

O Instituto Butantan entregou um novo lote de dez milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde na manhã desta segunda-feira (30), chegando assim a um total de 92,85 milhões de doses destinadas à campanha de vacinação nacional contra covid-19.

Não cumpriu

O quantitativo se aproxima do total de 100 milhões, porém, o instituto não cumpriu a previsão de completar o quantitativo até o fim do mês. como havia sido prometido pelo governo de SP.

Fim de setembro

Restam 7,15 milhões de doses a serem entregues à pasta e segundo o diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas, não vão ser entregues em curto prazo,  e sim, no fim do mês de setembro. 

Motivo da previsão

O motivo da nova previsão, ainda segundo o diretor Dimas Covas, foi a “manifestação do Ministério da Saúde que exclui a vacina Coronavac como a vacina para terceira dose” contra a covid-19.

Mais Pfizer

Ainda sobre imunizantes, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recebeu, no domingo (29), mais 2,1 milhões de doses da vacina contra a covid-19 do laboratório norte-americano Pfizer.

Prorrogou I

A Diretoria da Anvisa prorrogou mais uma vez a validade de regras especiais para a importação de medicamentos prioritários no contexto da emergência de saúde pública da pandemia.

Prorrogou II

A Resolução 483, publicada neste ano, facilita o trâmite para a importação de dispositivos médicos novos e remédios prioritários definidos pela OMS para resposta à covid-19.

‘Não tem autoridade’

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, disse no último domingo (29) que o MPT “não tem autoridade para investigar servidores ou pessoas em cargos comissionados”.

‘Militantes traíras’

Foi o Ministério Público do Trabalho que pediu seu afastamento do cargo por denúncias de assédio moral. Conforme Camargo, as acusações contra ele “partiram de militantes vitimistas e traíras”.