Um libelo necessário contra a intolerância

Por César Ferreira

A dificuldade do indivíduo para lidar com o preconceito, a impotência, a violência e o fracasso é o tema central de “Tom na Fazenda”, em cartaz no Teatro Petra Gold. Encenado desde 2017, o espetáculo chega à nona temporada. O ator e produtor Armando Babaioff tem uma relação especial com o peça escrita pelo canadense Michel Marc Bouchard que, no Brasil, já foi visto por mais de 25 mil pessoas em quase 200 apresentações.

Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme homônimo adaptado do texto original de Bouchard. Em cena, o publicitário Tom (Babaioff ) vai a uma fazenda no interior para o funeral de seu companheiro. Ao chegar, descobre que a sogra (Soraya Ravenle) nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Vaz) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso.

- No ano em que traduzi a peça, 347 pessoas foram assassinadas pelo simples fato de serem quem eram. O Brasil é o país que mais mata homossexuais no mundo, mais do que nos 13 países do Oriente e da África onde há pena de morte aos LGBT. O que me fascina em “Tom na Fazenda” é essa possibilidade de falar de assuntos que eu realmente acho necessário. Eu sinto essa necessidade de dizer para o mundo verdades das quais eu acredito – justifica Babaioff, para quem manter o espetáculo em cartaz enquanto houver público tornou-se questão de honra. – Temos que resistir neste tempo em que a cultura é atacada de uma forma muito covarde e cruel – completa.

Camila Nhary completa o elenco da peça dirigida por Rodrigo Portella, profissional que esteve à frente de 23 espetáculos.

Desde a primeira montagem no Brasil, “Tom na fazenda” coleciona premiações em importantes competições como as da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), Associação dos Produtores Teatrais, Prêmio Aplauso e Prêmio Shell de Teatro, entre outros.