Por:

O Municipal chega às nossas casas

Por: Affonso Nunes

Com as portas fechadas desde 13 de março, quando o Estado decretou medidas de distanciamento social, o Theatro Municipal disponibilizar em seu site, a partir deste domingo, um tour virtual neste que é um dos mais belos prédios da cidade. Muito procurada, a visita guiada presencial recebia cerca de 600 pessoas por semana, entre brasileiros e estrangeiros – há sessões específicas em inglês e espanhol. Agora é possível passear pelo Theatro e conhecer sua história sem sair de casa.

A visita virtual é mais uma das ações online do Municipal durante a pandemia. “Até o início do isolamento social, as visitas presenciais vinham registrando crescimento. Com a visita virtual, queremos atender parte dessa demanda adequando nossas atividades aos tempos em que vivemos. Da segurança de casa, o público acessa o roteiro e por alguns minutos se transporta para o interior do Municipal’ – afirma Bruna Leite, coordenadora de projetos especiais do espaço.

O tour virtual dura cerca de 9 minutos e é narrado por Diana Fagundes, uma das guias das visitas tradicionais ao Municipal e que atua nessa função há dois anos. A câmera é o olhar do visitante. O tour virtual começa pelo Salão Assyrio, depois segue para a sala de espetáculos, escadaria e hall de entrada, em seguida para o foyer do Balcão Nobre e finaliza em uma das varandas laterais da Avenida Rio Branco.

Inaugurado em 14 de julho de 1909, o belíssimo prédio de estilo eclético é um dos marcos arquitetônicos da reurbanização do Centro a partir da abertura do boulevard da Avenida Central (atual rio Branco). O projeto teve a assinatura de Francisco de Oliveira Passos (filho do então prefeito Francisco Pereira Passos) que teve como colaborador o francês Albert Guilbert. O desenho é assumidamente inspirado na Ópera de Paris. Para decorar o edifício, foram chamados os mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli, além dos artesãos europeus chamados para executar vitrais e mosaicos.

O Municipal é considerado uma das principais casas de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Ao longo de mais de um século de existência, artistas nacionais e internacionais, da música, da ópera e da dança passaram pelo seu palco e ajudaram a construir a sua história que não se restringe à música de concerto ou à dança clássica. No Municipal, tradição e modernidade sempre andaram de mãos dadas.

Aldo Mussi, presidente do Municipal, vê o novo projeto como uma ótima alternativa à população durante a pandemia. "A visita guiada virtual no Theatro Municipal é um presente de Aniversário de 111 anos para populações de todo o planeta acessarem. Com certeza uma experiência amplificada que deixará orgulhosos os que, no inicio do século passado, ergueram nosso palácio", destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.