Por:

Maluquice beleza para a criançada

Por Cesar Ferreira

Mesmo sendo um nome atrelado ao rock brasileiro dos anos 1970 e 1980, Raul Seixas era uma artista que sabia se renovar. Sua participação como o Carimbador Maluco no musical infantil televisivo “Plunct plact zuuum”, de 1983, aproximou a obra do Maluco Beleza da criançada. Essa identificação do artista com o público miúdo ganha novos ares com o espetáculo “Raulzito Beleza – Raul Seixas para crianças”, que acaba de estrear no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, com temporada até 16 de fevereiro. No elenco, estão Rodrigo Salvadoretti, Pedro Henrique Lopes, Elisa Pinheiro e Pablo Áscoli.

Com direção de Diego Morais, direção musical de Cláudia Elizeu e texto de Pedro Henrique Lopes, o musical infantil recebeu duas indicações do Prêmio CBTIJ – Melhor Ator (Rodrigo Salvadoretti) e Melhor Cenário (Clívia Cohen e José Cohen). “Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças” é a mais nova criação do projeto Grandes Músicos para Pequenos, concebido para difundir a obra de grandes artistas da MPB para as novas gerações e que encenou elogiados musicais como “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças”, “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças”, “Bituca – Milton Nascimento para Crianças” e “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças”, que já foram assistidos por quase 200 mil pessoas e somam juntos 12 prêmios de teatro infantil, entre outras 37 indicações.

- A ideia é trazer o legado de uma cultura quase esquecida para as novas gerações, com um conteúdo que seja atraente para as famílias – destaca Pedro Henrique Lopes, autor das peças do projeto. O espetáculo utiliza grandes sucessos da carreira de Raul - “Maluco beleza”, “Gita”, “Mosca na sopa”, “Como vovó já dizia (Óculos escuros)” e “O carimbador maluco” (Plunct Plact Zuuum) - para contar a história de um menino bastante criativo ao ponto de seu desinteresse pelo mundo real atrapalhar seu desempenho na escola. A falta de foco e o excesso de energia de Raulzito trazem à cena um oportuno debate sobre a rotina e o tratamento de crianças que apresentam traços de hiperatividade e déficit de atenção.

- Acredito que o “Raulzito Beleza” vai emocionar e divertir adultos e crianças. A mente extremamente criativa e o espírito livre de Raul Seixas fizeram com que ele se tornasse o gênio da música que nós conhecemos. Se ele tivesse se fechado e tentado ser só mais um, nós não teríamos as grandes músicas que ele nos deixou. O espetáculo é uma ode à imaginação e à criatividade. É sobre se encontrar em você e em todos os universos que sua mente pode criar – comenta Pedro Henrique.

Serviço

RAULZITO BELEZA – Raul Seixas para Crianças

Teatro Clara Nunes (Rua Marquês de São Vicente, 52 – 3º andar – Gávea – Tel.: 21 2274-9696);

Sábados e domingos, às 16h;

Ingressos: R$ 70 e R$ 35. Até 16/2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.