Auxílio emergencial será prorrogado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na terça (8) que o governo pretende prorrogar o auxílio emergencial por mais dois ou três meses. A expectativa é que o benefício seja pago até o mês de setembro.

A renovação do auxílio emergencial já vinha sendo debatida pelo governo federal, mas só foi acertada devido o atual ritmo da vacinação contra a covid-19.

Segundo o ministro, a ideia é que o benefício contemple os mais vulneráveis até que toda a população adulta do país esteja imunizada.

“Possivelmente vamos estender agora o auxílio emergencial por mais dois ou três meses, porque a pandemia está aí. Os governadores estão dizendo que em dois ou três meses a população adulta vai estar toda vacinada”, afirmou Paulo Guedes.

A fala do ministro ocorreu durante uma live promovida pela Frente Parlamentar do Setor de Serviços. Ainda segundo Guedes, “logo depois” do auxílio será implementado o “novo Bolsa Família, já reforçado”, completou.

O objetivo do governo federal é elevar o valor do Bolsa Família de R$ 190 para cerca de R$ 250. A expectativa é que o novo valor seja pago a partir do último trimestre de 2021, depois do auxílio emergencial. Guedes disse ainda que mesmo com a renovação do auxílio o Brasil tem conseguido avançar na consolidação fiscal e na retomada econômica.

Ele afirmou que o país está “saindo gradualmente de uma recuperação cíclica”.