Guedes quer reduzir tributos a partir da alta na arrecadação

Em uma indicação de que o governo poderá apresentar uma reforma tributária com efeito negativo para as contas públicas, o ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta quarta (23) que pretende pegar parte da alta de arrecadação causada pela retomada da economia e transferir para um corte imediato de impostos.

"Está havendo um aumento vigoroso da arrecadação e nós vamos transmitir isso imediatamente para a redução de impostos. Em vez de realizar esse aumento brutal de arrecadação, queremos fazer uma aposta no setor privado e no consumidor. Vamos descobrir qual a taxa de crescimento estrutural, suponha que ela seja de 3% com as reformas. Eu acho que ela vai ser bem maior, mas seremos conservadores. Vamos pegar uma parte e vamos investir na redução e simplificação de impostos", disse o ministro em videoconferência com a Fiesp.

Guedes usou como exemplos o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda. Ele afirmou que vai duplicar a base de pessoas beneficiadas ao mesmo tempo em que passa a tributar "lá em cima" quem recebe dividendos.

O ministro disse ainda que pretende baixar o IR sobre empresas em 2,5% ao ano, totalizando 5% na atual gestão. "Se o presidente for reeleito e o programa econômica prosseguir, é mais 2,5% e mais 2,5%", disse.

Guedes também defendeu que o governo comece a tributar mais "a pessoa física um pouco mais rica".