Por:

Governo do Rio lança programa para ajudar as maternidades do estado

O governador Cláudio Castro lançou na quarta (14), ao lado da primeira-dama Analine Castro, o programa Laços – Maternidade Segura. A iniciativa prevê o repasse de mais de R$ 150 milhões anuais para custeio e investimento nas unidades do estado. Das 70 disponíveis em todo o Rio, 53 já aderiram ao programa.

Os valores referentes ao projeto serão retroativos ao mês de janeiro e o apoio financeiro garante a qualidade do atendimento durante o parto. O investimento vai permitir também a abertura de novos leitos e uma aprimoração do serviço já existente. Além disso, serão oferecidos às mulheres kits com mochila, roupas, mantas, toalhas e óleos para massagem e hidratação para o bebê; camisa para amamentação e um sling, um tecido utilizado para carregar bebês junto ao corpo de um adulto.

Para aderir ao programa, os municípios deverão assinar um termo de adesão e ainda se comprometerem a enviar quinzenalmente uma planilha de monitoramento de crianças nascidas expostas ao HIV ou à sífilis e inserirem os leitos de alto risco no sistema de regulação estadual.

Entre os indicativos de qualidade exigidos pelo programa, estão estão aumento do percentual de partos normais, garantia de que o recém-nascido exposto ao HIV faça exame de carga viral, aplicação da vacina BCG na maternidade e o registro civil do bebê antes da alta hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.