Por:

Jogos Olímpicos despertam o interesse pela prática de esportes

As olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim, mas ainda temos paraolimpíadas pela frente. E assistir o desempenho de atletas em competições de alta performance vem despertando o desejo dos brasileiros por esportes e atividades físicas. O tema saúde e prática de exercícios vem sendo amplamente debatido por conta do sedentarismo provocado pela pandemia e os consequentes períodos de isolamento, mas ganhou força com a excelente atuação de atletas brasileiros no Japão. O boom de alguns esportes pode ser observado pelo engajamento do assunto nas redes sociais.

Segundo dados publicados pelo GetNinjas, as buscas por aulas de skate aumentaram 165% em julho, em comparação com o mês anterior, depois de a atleta Rayssa Leal conquistar a prata na modalidade que estreou nas Olimpíadas. Já a OLX registrou aumento de 40% nas buscas por pranchas de surf logo após o ouro de Ítalo Ferreira. Que praticar atividade física faz bem à saúde todo mundo sabe, mas nem todo mundo costuma fazer um check up antes de iniciar e especialistas alertam que é fundamental fazer exames e se preparar antes de iniciar um exercício.

“Durante a pandemia as pessoas foram obrigadas a reduzir as idas às academias, aos parques e às quadras de esportes. Agora,as pessoas estão retomando os treinos e os jogos olímpicos parecem ter sido o estímulo que faltava!”, destaca a especialista em cardiologia do esporte, Dra Erika Vidal.

A médica ressalta que, não importa a idade ou o condicionamento físico, é importante fazer alguns exames antes de iniciar uma nova modalidade esportiva.

“Avaliar o risco cardiológico é fundamental. Isso, porque a maioria das patologias cardíacas são silenciosas. Durante a avaliação clínica, investigamos o risco de alguma doença que pode levar a morte súbita desencadeada por esforço físico”,

Para ter um resultado satisfatório nessa nova fase de hábitos saudáveis, exercícios físicos precisam estar associados a velha premissa da boa alimentação. De acordo com Taissa Müller, nutricionista do Lach, Laboratório e Clínica, no Jardim Botânico, os vegetais são importantes aliados na recuperação do organismo depois de qualquer rotina de exercícios.

“São ricos em vitaminas e minerais e, por isso, vão ajudar nesse pós treino”, explica a nutricionista.

Atletas e praticantes de atividade física costumam suplementar para melhorar recuperação muscular e desempenho. A especialista destaca que o corpo produz naturalmente glutamina a partir de outro aminoácido, mas a produção pode não ser suficiente já que ela é utilizada em grande quantidade.

“A glutamina é essencial para o bom funcionamento do corpo, ajudando a manter uma boa imunidade. Alimentos como ovo, ervilha, queijos maturados, repolho e espinafre, são fontes do aminoácido. Ela pode ajudar a reduzir a dor muscular e a fadiga, melhorar o sono, dá mais energia e melhorar saúde intestinal”, completa a nuticionista.

Portanto, se você também foi fisgado pelo esporte por conta dos jogos olímpicos e decidiu mudar de vida, além de realizar uma bateria de exames, ter boa alimentação, inclua também descansar, dormir no mínimo 8 horas por dia e beber muita água.


“Esse cuidado vai ajudar a manter a massa magra e regenerar as fibras musculares. O organismo necessita descanso reparador para a manutenção das respostas imunes", finaliza Taissa Müller.
Uma novidade que pode ajudar quem está começando é o treino por eletroestimulação (EMS). Feito de forma individual e com acompanhamento de uma fisioterapeuta, o exercício conta com uma roupa com eletrodos que estimulam as fibras musculares, acelerando o processo de tonificação dos músculos, sem sobrecarregar as articulações e evitando lesões.

“Em apenas 20 minutos de treino, toda musculatura é trabalhada, estimulando mais de 300 músculos ao mesmo tempo. O treino recruta 100% das fibras musculares, enquanto o convencional apenas 40% no máximo”, explica Claudia Cadillhe, fisioterapeuta e osteopata do Lach.

De acordo com estudos, 20 minutos de EMS equivalem a 3 horas de musculação e, além da tonificação muscular, oferece outros benefícios como queda acentuada do percentual de gordura, aumento da massa magra, ganho de força, redução de celulite, diminuição da flacidez, acelera o emagrecimento, melhora a postura, alivia dores crônicas e melhora a condição cardiorrespiratória.

“Em um ano, o corpo é outro. Se houver acompanhamento nutricional, também oferecido no Lach, isso acontece de forma ainda mais rápida”, conclui a fisioterapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.