Pin It

Por Ive Ribeiro

Paixão pela cozinha, pela Itália e um desejo de mudar de vida. Estes foram os três ingredientes que fizeram Alexandre Mesquita abandonar a carreira de sucesso no ramo de telecomunicações e mergulhar de cabeça no empreendedorismo gastronômico. Foram dois anos desenvolvendo o negócio até chegar à receita ideal: massas gourmet congeladas para fazer em casa com qualidade de restaurante. De um mix divertido das palavras “italiano” e “carioca”, nasceu a Italioca. O melhor da gastronomia italiana com a praticidade e o sabor do DNA carioca.

Após muito estudo, o empreendedor decidiu que iria investir abrindo sua loja no Leblon, bairro onde sempre morou e onde sentia falta de um estabelecimento como o que estava idealizando. Massas de primeira qualidade com preço justo, é o que ele não abre mão. Melhores ingredientes possíveis, prioridade aos fornecedores locais e legítima farinha italiana. Foram muitos testes até chegar na massa perfeita, mais de um ano para alcançar a receita ideal. 

- A receita da massa é o segredo. O tempero, o recheio, quase tudo sou eu que faço. E estamos sempre desenvolvendo, saborizando para que fique cada vez melhor. Os molhos e as massas são criações próprias. Não queremos perder a pegada artesanal, isso pra nós é ponto chave – explica Alexandre.

Hoje, a Italioca atende grandes demandas de delivery e já oferece o espaço para confraternizações particulares. Além de, cada vez mais, estar presente em eventos corporativos e festas com seu buffet exclusivo de massas, que inclui opções de pasta branca, integral, vegana e fit.

Especialidades

Entre as  especialidades recheadas  da casa encontramos o raviolli vermelho (feito a partir de suco de beterraba com queijo coalho e mel, lasanha de ragu e carne, ravioli de bacalhaou e agnolotti de ragu de pato.

Outro  destaque  vai para o  piatio pronto e a insalata di pasta italioca, que trazem, respectivamente, sempre uma deliciosa combinação de massa e molho prontos para ir ao forno e refrescantes combinações de massas frescas e ingredientes selecionados, ideal para o calor carioca. O restaurante fica na Av. Ataulfo de Paiva, 1.174 e o telefone de contato (inclusive para entregas) é (21) 3449-8078/ 97452-1860.

Oficinas gourmet

Momento de colocar a mão na massa e se divertir com amigos e aprimorar os conhecimentos culinários. Passando pelas massas frescas até as recheadas, a Italioca oferece oficinas com cardápios personalizados, tudo feito com o chef da casa, atendendo tanto adultos quanto crianças.

Realizadas na loja no Leblon, atendem um grupo de até 6 ou 8 crianças. Ou, querendo um grupo maior, a Italioca leva a officina para a casa do cliente ou no local que desejar.

Sucesso executivo

Devido ao sucesso da marca, muitas pessoas tem procurado Alexandre para pedir consultoria de como profissionalizar seu negócio, como chegar a uma massa saborosa. Com isso, agora o empreendedor oferece um passo a passo de como analisar o mercado, o que vender, como vender, entre outras valiosas dicas e análises de mercado.