Dia Mundial do Doce de Leite: aprenda a preparar a Cartola do Empório do Galeto

Dulce de leche, cajeta, arequipe, manjar, fanguito, ufa… são vários os nomes do nosso querido doce de leite, que é apreciado no mundo todo. Mas ele tem uma atenção especial na América Latina. Originário da Argentina, o doce de leite tem um dia só para chamar de seu: 11 de outubro. E o Brasil não fica de fora dessa comemoração. O doce é produzido em diversas cidades de Minas Gerais e na cidade pernambucana de Afrânio, onde é oficializado como patrimônio local.

A Cartola, por exemplo, é um doce tipicamente pernambucano, feito à base de banana, doce de leite e queijo. A rede de restaurantes do Rio de Janeiro, Empório do Galeto, importou o doce nordestino e trouxe direto para a alegria do paladar carioca.

O doce mais vendido do restaurante é uma mistura gostosa de banana na brasa, mussarela, sorvete, doce de leite e canela. Neste dia especial, o CEO do Empório do Galeto e chef, Eduardo D’Avila, nos ajuda a preparar em casa:

Cartola
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 5 min

Ingredientes:
Banana (2 unidades)
Mussarela (2 tiras - 35g)
Sorvete (2 bolas - 124ml)
Doce de leite (5g)
Canela (2g)

Modo de preparo:
Pegue 2 bananas, coloque na grelha e leve a churrasqueira de 2 a 3 minutos. após assada descasque-as e coloque no prato com 2 unidades de mussarela em tiras. Leve ao micro-ondas para derreter o queijo. Em seguida, coloque 2 bolas de sorvete. Jogue a canela seguida do doce de leite. Finalize com 1 folha de hortelã para decorar.

Serviço:
Parque Shopping Sulacap - 1º piso – Sulacap/ RJ
Telefone: (21) 3500-8613 para delivery e Take Away
Caxias Shopping - Rodovia Washington Luís 289 - Entrada pelo estacionamento ou 1° piso
Telefone: (21) 3491-4021 delivery e reservas
Aceita-se todas as bandeiras de cartão de crédito e débito. Cartões refeição e dinheiro.