Exames médicos podem ser exigidos a brasileiros em retorno da China

por Guilherme Cosenza

O governo brasileiro enviou um projeto de lei com regras para enfrentar a possível chegada de coronavírus. O documento foi enviado ao Congresso Nacional e conta com pontos que podem ser adotados como a realização de exames médicos obrigatórios e a restrição temporária de entrada e saída do país, tanto nos aeroportos como nas rodovias.

Porém, medidas previstas para o projeto também englobam a vacinação obrigatória e a realização obrigatória de testes laboratoriais e de coletas de amostras clínicas. A ideia nasceu com a possibilidade da volta de brasileiros que estão de malas prontas para retornar ao Brasil vindo da cidade de Wuhan na China, cidade onde começou o surto da doença. Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, afirmou que os brasileiros ainda terão que fazer uma quarentena de 18 dias, antes de irem para casa.

O projeto estabelece ainda que o Ministério da Saúde vai definir as regras de quarentena e isolamento, como o local a ser cumprido esse afastamento, entre outros pontos aos quais os brasileiros serão submetidos.