Belo Horizonte adia volta às aulas e cancela feriado no Carnaval

Por: Mariana Durães

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), informou nesta quarta-feira (26) que o início das aulas para crianças, com idade entre 5 e 11 anos, será adiado. Marcado inicialmente para 3 de fevereiro, a data passara para o dia 14.

A intenção, segundo Kalil, é garantir que essas crianças iniciem o ano letivo imunizadas contra a Covid-19. Também por isso, o prefeito fez um apelo para que os pais e familiares levem os pequenos para vacinar.

"Quero dizer para os pais, como gestor, como pai e como avô, que levem seus filhos para vacinar. Uma dose da Pfizer ou da CoronaVac numa criança, a protege em mais de 90%. As crianças estão adoecendo. E é cruel para esse pai e para essa mãe, que se protegeu, não ter a consciência, ou ter medo, e não vacinarem seus filhos", disse.

A decisão vale para todas as escolas da cidade. No entanto, instituições particulares, do governo do Estado ou federais, têm autonomia para retomar as aulas na data que preferirem. Além disso, o início das atividades presenciais para crianças de até 4 anos, ou com mais de 11 anos, não sofrerá alterações.

A decisão foi tomada em conjunto pelas secretarias Municipal de Saúde e de Educação, em conjunto com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia.

O prefeito pediu que a população não compare o adiamento das aulas da educação infantil com a manutenção de eventos como jogos de futebol. Kalil ressaltou que, nesses espaços, estão principalmente "adultos protegidos, vacinados".

"A criança não está protegida, não está vacinada. É obrigação pública proteger a criança, e é o que nós vamos fazer. Mas precisamos da colaboração da população. Levem seus filhos, pelo amor de Deus, para vacinar", pediu Kalil.

A capital mineira também anunciou que não terá feriado durante o Carnaval, como medida preventiva contra o coronavírus. O objetivo é que Belo Horizonte siga uma rotina normal no período.

Por isso, o prefeito pediu que o comércio funcione normalmente. "Queremos uma cidade normal no Carnaval", afirmou.

O Sindilojas-BH (Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte) informou, porém, que o funcionamento deve ser normal no sábado, dia 26 de fevereiro. No domingo (27), segunda (28) e terça-feira (1), não haverá trabalho. Na Quarta-Feira de Cinzas (2), a previsão é de comércio fechado pela manhã, com retorno às atividades a partir de 12 horas.

Além disso, Kalil anunciou que a partir da próxima segunda-feira (31), além do atestado de vacinação contra a doença, as pessoas também deverão apresentar testes negativos de covid-19 para entrar em eventos.