Por:

Ruy Barreto, referência na liderança empresarial do Rio, morre aos 95 anos

O empresário Ruy Barreto faleceu neste sábado (5), aos 95 anos, no Rio de Janeiro, após passar a última semana internado por conta de um câncer no estômago que ele já vinha tratando há algum tempo.

Natural de Muriaé, o empresário mineiro foi presidente de várias instituições, como a Associação Comercial do Rio de Janeiro, a Confederação das Associações Comerciais do Brasil, a Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado do Rio de Janeiro (Faciarj), a Federação das Câmaras de Comércio Exterior e a Fundação de Comércio Exterior.

Ele também foi o fundador e membro do Conselho Empresarial Brasil-Portugal e do Conselho Empresarial Brasil-Argentina, assim como da Fundação Nacional do Câncer. Também foi membro da Junta Consultiva do Instituto Brasileiro do Café e do conselho de administração da Empresa Brasileira de Telecomunicações e ocupou a vice-presidência da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel.

Lamentando o ocorrido, a Associação Comercial do Rio de Janeiro emitiu uma nota de pesar e expressou seu luto pelo ex-presidente.

“Ruy Barreto foi um grande presidente, que deu protagonismo e relevância à Associação Comercial e foi muito além do seu mandato. Pessoalmente, é um presidente que me inspira em tudo o que eu faço na ACRJ”, disse o presidente da ACRJ, José Antonio do Nascimento Brito.

O presidente do Conselho Superior, Marco Polo Moreira Leite, foi outro a lamentar a perda do amigo.

“Dr. Ruy nos deixa uma história linda como ser humano, homem público e empresário de sucesso. Sua biografia pessoal e empresarial será sempre lembrada, e exemplo a ser seguido pelas futuras gerações. Cumpriu sua missão entre nós e agora descansa sua alma em um lugar de paz e luz!”, disse Marco Polo.

Ruy Barreto será cremado neste domingo no Memorial do Carmo, no Caju.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.