Morre aos 94 anos único sobrevivente do Holocausto nascido no Brasil

Andor Stern –o único sobrevivente do Holocausto nascido no Brasil– morreu nesta quinta-feira (7), em São Paulo, aos 94 anos. De acordo com a Confederação Israelita do Brasil (Conib), Stern nasceu na capital paulista e mudou-se para a Hungria ainda criança junto com seus pais. Na Europa, foi levado para Auschwitz, separado de sua família e não voltou a revê-la.

"A Conib lamenta sentidamente a morte nesta quinta-feira do sobrevivente do Holocausto Andor Stern, que deu grande contribuição à sociedade dedicando parte de sua vida a relatar os horrores do Holocausto", declarou a entidade, em nota. As informações são da Agência Brasil.

De volta ao Brasil, Stern se dedicou a contar o que viu e sofreu no campo de extermínio construído pelos nazistas na Polônia. Os depoimentos de Stern foram registrados no filme Não Mais Silêncio, de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo.

O Holocausto foi o massacre de judeus e de outras minorias, a mando do então ditador da Alemanha, Adolf Hitler, ocorrido nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A família não divulgou a causa da morte de Stern, que deixou cinco filhos. O enterro foi realizado às 15h desta quinta no Cemitério Israelita do Embu, na capital paulista.