Por:

Governo do DF inicia Programa Acolher e anuncia hotel para profissionais de saúde

Com o objetivo de aliviar a situação dos profissionais de saúde, além de garantir segurança para seus familiares, a Secretaria de Estado de Turismo do DF lançou o Programa Acolher, que irá oferecer hospedagem aos profissionais vinculados à Secretaria de Estado de Saúde, que já teve o processo concluído, e da Segurança Pública do DF, cuja seleção dos hotéis ainda está em andamento.

Na manhã desta quinta-feira (21), o GDF realizou uma cerimônia, com número limitado de participantes, devido à pandemia, para a assinatura do contrato de prestação de serviço aos servidores da Secretaria de Saúde. A contratação direta do hotel foi realizada por meio de Dispensa de Licitação, fundamentada na Lei nº 13.979/2020 e suas alterações, e o resultado da seleção foi publicado nesta segunda-feira (18/05), na Edição Extra B do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A holding Phenicia, empresa vencedora do certame, teve a documentação analisada pela equipe da Pasta atendeu a todos os critérios estabelecidos no Projeto Básico. Ela engloba os hotéis Grand Bittar e América Bittar. “Nós, da Rede Bittar, nos orgulhamos de fazer parte da história de Brasília há mais de 40 anos. É sempre uma honra servir a nossa cidade, especialmente agora na pandemia do Covid-19. Os profissionais da saúde trabalham incansavelmente e são os nossos verdadeiros heróis. Se todos se envolverem e se ajudarem, nosso país vai enfrentar melhor esse desafio”, afirmou Ricardo Bittar, sócio-administrador da rede, durante o lançamento do projeto.

Serão disponibilizados apartamentos individuais (single), com café da manhã, almoço e jantar àqueles envolvidos no atendimento presencial dos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a Covid-19 que residem com pessoas do grupo de risco e precisam ser afastados de suas residências temporariamente. Além de dar mais tranquilidade para o servidor, esta ação representa a união do setor de hotelaria com os profissionais de saúde e, consequentemente, uma maior qualidade nos serviços oferecidos à população.

Para o governador Ibaneis Rocha, quem acolhe também precisa ser acolhido: “Esta é mais uma ação nossa para proteger esses verdadeiros heróis que são os profissionais de saúde e seus familiares. Muitos deles temiam voltar para casa depois de um dia de trabalho e o objetivo é oferecer toda a segurança para que eles tenham tranquilidade para trabalhar”, afirma.

A Setur está atuando em conjunto com outras Pastas para criar soluções e somar forças para superar o momento. “O nosso governo está trabalhando para oferecer as melhores condições para os profissionais da saúde. Essa iniciativa vai permitir que as pessoas que estão na linha de frente possam ter o descanso merecido, e sem expor os familiares. Dessa maneira, centenas de profissionais que estão na linha de frente da pandemia poderão sair de um dia de trabalho exigente para um lugar com conforto e cuidado”, conclui a secretária de Estado de Turismo, Vanessa Mendonça.

“A recepção do programa pela classe da saúde foi muito positiva. Quando pensamos em uma pandemia, todos os profissionais ficam com medo e os da saúde não são diferentes. Todos ficam preocupados de ficar doente e poder levar isso para a família. Essa parceria entre a Setur e a Secretaria de Saúde trouxe a possibilidade de oferecer melhores condições de trabalho do ponto de vista emocional”, complementa o secretário- adjunto de Assistência à Saúde da SES, Ricardo Rodrigues Lage.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a seleção dos trabalhadores foi feita por meio de uma plataforma administrada pela Pasta e contemplará, na primeira etapa, os profissionais lotados no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Ainda de acordo com a SES-DF, o programa poderá ser expandido para outras unidades de saúde.

O deputado distrital Claudio Abrantes comentou que as medidas implementadas pelo GDF no combate ao Covid-19 são referência para todo o país. “Vivemos hoje um momento muito importante, numa situação extremamente complexa que se encontra o nosso país. As ações do GDF em parceria com a iniciativa privada enchem o nosso coração de esperança. Os gestores estão preocupados com a vida das pessoas e com o bem-estar de quem atua na linha de frente. Esse gesto concreto de hoje é digno de aplausos”, completou. O deputado distrital Jorge Vianna também ressaltou o papel dos profissionais da saúde. "Não vamos medir esforços. Estamos em conjunto para amenizar a dor desses trabalhadores e suas famílias vão ficar mais tranquilas", disse durante a cerimônia.

“Esse evento hoje é um grande marco. Pela nossa felicidade, temos agentes públicos comprometidos com a população e com os profissionais, e essa ação de hoje é a prova disso, finalizou o deputado distrital Júlio César.

Cuidados com a limpeza

Os cuidados com a limpeza serão constantes e o hotel irá adotar um protocolo para receber os hóspedes, visando à segurança de todos. Além de desinfetar todas as superfícies de contato frequentemente, especialmente maçanetas, corrimões, balcões, botões de elevadores, os quartos receberão um cuidado extra. Eles deverão ser higienizados utilizando as etapas de limpeza e desinfecção. A varredura e a espanação seca são contraindicadas em qualquer área, pois espalham poeira e micro-organismos no ambiente. Deve-se utilizar a varredura molhada, com panos e esfregões. Quanto à desinfecção, serão utilizados os mesmos produtos químicos usados para a desinfecção hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.