Impeachment prossegue em Santa Catarina

Por Gabriel Moses

Com 33 votos a favor, seis contra e uma abstenção, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) votou pela continuidade do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). Realizada em sessão extraordinária, a votação aconteceu nesta quinta-feira (17). A vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), também está envolvida no processo de afastamento. Para o impeachment dela, foram computados 32 votos a favor e sete contra.

O pedido de afastamento de Carlos e sua vice foi oficializado em julho deste ano, apontando um possível crime de responsabilidade a aumentar o salário dos procuradores do estado de SC em 2019.

Primeiramente, foi analisado o caso da vice-governadora, e depois do governador. As defesas de ambos negam qualquer crime de responsabilidade fiscal. De forma presencial, a sessão foi realizada com a também participação virtual de alguns deputados.

Reinehr acompanhou pessoalmente à votação. Já Carlos Moisés preferiu assistir na casa da Agronômica, onde reside. A análise do relatório e votação nominal dos 40 deputados ocorreu até o final da noite desta quinta-feira (17), com o anúncio da decisão sobre o pedido de afastamento da vice antes da votação sobre Moisés.

Daqui para frente, cada partido com representação na assembleia terá uma hora para se manifestar sobre os projetos de decreto legislativo. Pelo menos 27 votos são precisos para a aprovação do pedido e dar seguimento ao processo de impeachment. Para continuarem no governo, Moisés e Daniela precisam de 14 votos.

Na semana passada, o governador recorreu ao Supremo Tribunal Federal para esclarecer toda a situação que o processo se encontra.