Pix registra 3,5 milhões de cadastros

O Banco Central (BC) registrou ontem (5) mais de 3,5 milhões de cadastramentos de chaves no Pix, o novo sistema de pagamentos do BC, que já entrou em fase de teste, mas que começa a funcionar efetivamente em novembro.

As chaves do Pix são uma combinação para que o cliente – pessoa física ou jurídica – possa pagar e receber dinheiro em até 10 segundos. Ela é composta por uma das três informações do correntista: número de celular, e-mail ou CPF/CNPJ.

Para o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), Carlos Eduardo Brandt, o interesse no cadastro das chaves indica o nível de expectativa e de valor agregado que as pessoas estão vislumbrando no Pix. “É número bastante significativo, considerando que estamos na fase inicial”, disse.

De acordo com Brandt, todas as pessoas que têm conta em alguma instituição financeira, seja banco, fintech ou outra, vão poder realizar suas transações pelo Pix.

O programa ficará 24 horas no ar e as transações poderão ser feitas por meio de QR Code ou com base na chave cadastrada pelo usuário.