Governo quer fortalecer pautas ligadas à população negra e quilombola

Representantes da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), e da Fundação Cultural Palmares (FCP) se reuniram para discutir formas de fortalecer a pauta ligada à população negra e quilombola. O encontro foi realizado em Brasília (DF) na última sexta-feira (2).

Durante a reunião, eles trataram, entre outros assuntos, sobre a situação de Alcântara (MA), onde está localizado o Centro de Lançamento Espacial, e das diferentes medidas estudadas para diminuir o impacto do empreendimento sobre a vida dos moradores locais. Também conversaram sobre iniciativas para garantir o bem-estar da população na região.

Outro tema abordado foi a construção de um acervo literário sobre direitos humanos e a população étnico-racial. A ideia é reunir obras relacionadas à temática em um espaço para consulta pública.

O secretário nacional interino da SNPIR, Esequiel Roque do Espírito Santo, avaliou que o encontro foi positivo. "A reunião da SNPIR com a Palmares é importante. Podemos trabalhar de maneira conjunta as políticas em prol da população negra e quilombola do Brasil. Nossa união reafirma o compromisso da garantia de defesa dos direitos humanos dessa população", afirmou.

Além do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, estiveram presentes o diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP, Ebnézer Nogueira e o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileira da FCP, Laércio Fidelis.