Médicos e especialistas revelam os benefícios da risada em celebração ao Dia Nacional do Riso

Rir é o melhor remédio e todos já sabem. Mas e o porquê disso, você sabe? Estudos científicos recomendam uma dose diária de riso para a nossa saúde física e mental. A liberação de endorfina ajuda a relaxar e a liberar tensões, mas nós vamos além. No dia 6 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Riso e para comemorar a data depois de um ano completamente atípico, reunimos médicos e especialistas para você entender de uma vez por todas porque manter um espírito positivo, independente das circunstâncias, é capaz de transformar situações e até melhorar a qualidade de vida.

Diminui as rugas e as linhas de expressão

“Quando sorrimos exercitamos 12 músculos faciais, dar uma gargalhada exercita até 22 músculos, o que contribui e muito para o rejuvenescimento facial. É praticamente uma musculação facial”, defende a biomédica estética Adriana Antunes (@draadrianaantunes).

Segundo a Drª Adriana, ao sorrirmos genuinamente produzimos endorfina e serotonina, que são os hormônios da felicidade: “A dica é assistir bons filmes de comédia pelo menos uma vez por semana, pois além de ajudar no rejuvenescimento e no bem estar, a felicidade eleva nossa imunidade evitando que tenhamos doenças facilmente”, finalizou ela.

Ajuda a resolver conflitos

Como seres sociais, algumas vezes podemos nos deparar com situações em que há divergências de opinião. Nessas horas, ter jogo de cintura pode acalmar os ânimos e transformar o clima do ambiente. “O riso é uma forma de terapia pois estimula várias regiões do cérebro e o condiciona para a melhora da saúde mental e para o bem estar. Além disso, facilita o dia a dia no ambiente de trabalho, na lida com os filhos, entre outras rotinas, quando alinhamos o bom humor com a comunicação não violenta”, explica Ester Gomes (@estergomesconsultora), especialista em desenvolvimento humano.

O bom humor tomou conta da entrevista e enquanto Ester era questionada se o riso realmente contagiava, entre risos ainda que tímidos, ela responde: “Com certeza! Prova disso é estamos rindo juntas agora. O riso é contagioso e é muito bom estar na companhia de uma pessoa com bom humor”.

Favorece a interação social

A fonoaudióloga Laila Wajntraub (@clubedafala) ressalta que o riso pode até ser treinado, mas que às vezes esse riso forçado é percebido pelas outras pessoas. Nada melhor do que uma risada genuína, não é mesmo? “O riso é transformador. Além de aliviar as rugas, melhora a irrigação sanguínea, trazendo a sensação de bem estar, melhora nossa autoestima e estimula nossa criatividade. Todos esses fatores nos possibilitam nos conectar melhor com o outro, gerando empatia. A gente cria laços”, ressalta a Drª Laila.

Multiplica a sensação de bem estar

O autocuidado e guiar nossos pensamentos são fatores que auxiliam na obtenção de uma vida mais leve, contagiando quem está a nossa volta. A reprogramadora mental Ivana Cabral (@ivanacabral_oficial) destaca os efeitos dessa relação entre autocura e bom humor: “Praticar mantras e afirmações positivas são ferramentas muito eficazes para o autodesenvolvimento. Pessoas positivas emanam alegria e boas energias. Dá vontade de estar o tempo todo ao lado de gente assim!”, disse ela.

Cuidados com o sorriso

Ao sorrir expomos muito mais do que um estado de espírito, mas também nossa saúde bucal. Manter o sorriso bem cuidado eleva a autoestima, além de facilitar a correta digestão dos alimentos. A cirurgiã-dentista Rita Ventura (@draritaventura), esclarece a importância de ter uma boa saúde bucal. “A nossa boca é a responsável pelo mastigamento e é através dela que preparamos os alimentos para serem digeridos pelo organismo. Quando temos algum problema bucal, isso pode comprometer a saúde como um todo”, ressalta.

De acordo com a Drª Rita, o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, escovando também a língua e consultar o dentista a cada seis meses.

Sorria apesar das dificuldades
A vida real muitas vezes pode nos trazer adversidades, porém a solução dos problemas dificilmente vai aparecer quando temos atitudes combativas. A empreendedora Michelle Rocha (@michelle_naturelle), proprietária da marca de chás detox e produtos naturais Naturelle (@naturelle_oficial), utiliza a própria história de vida para inspirar suas clientes.

“Passei os últimos 20 anos da minha vida ao lado do meu marido que era portador de uma doença congênita. Não foi fácil, porém enfrentamos a doença juntos até seu falecimento esse ano. Não me permito ficar muitos dias remoendo a tristeza. Quando me sinto assim, coloco uma música, vou dançar, vou correr na praia ou dar uma volta de bike. Acredito que acima de tudo devemos sempre manter um sorriso no rosto”, comenta ela.

Michelle é formada pela Escola de Chá Embahú e também em fitoterapia indígena direto nas tribos indígenas, com conhecimentos voltados para a parte de cura. A empreendedora, que possui ascendentes indígenas, mantém uma ponte de autoajuda com suas clientes através das redes sociais: “Faço um diário da minha vida e o retorno é muito bom. As clientes se sentem à vontade para conversar pois eu me mostro como uma pessoa real e uso a minha história de vida como motivação para ajudar outras pessoas. A dica é tentar manter uma mente espirituosa e mudar o foco dos problemas”, acrescenta ela.