Assalto que contou com 30 criminosos em Criciúma é o maior do tipo na história de SC

O assalto ao Banco do Brasil em Criciúma, em Santa Catarina, ocorrido na noite da última segunda-feira (30), já é considerado o maior do tipo na história do estado. Segundo a polícia, a ação teria sido orquestrada por pelo menos 30 criminosos. Dez automóveis foram utilizados na fuga, além de armamento de calibre exclusivo das Forças Armadas.

Os criminosos atacaram o 9º Batalhão da Polícia Militar com tiros nas janelas, bloqueio na saída com um caminhão em chamas e explosão acionada por celular. “Uma ação sem precedentes”, disse o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, comandante do batalhão. A ação durou cerca de duas horas

“Já começamos o trabalho de investigação para afirmar que é o maior roubo em proporções em Santa Catarina”, disse o delegado Anselmo Cruz, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). “A mobilização dos criminosos nesta madrugada é algo inédito no estado, pelo tamanho da ação.” Para ele, o assalto foi “cinematográfico”.

O Banco do Brasil informou que não se manifestará sobre os valores roubados e disse que não houve nenhum funcionário ou colaborador ferido. A Polícia Militar, porém, prendeu quatro pessoas que recolheram R$ 810 mil espalhados pelo chão após a explosão de cofres.

“Já temos absoluta certeza que se trata de uma ação planejada com vários meses de antecedência”, disse o delegado Anselmo Cruz,.