Bolsonaro vai assinar convênio com entidade para gerenciar Cinemateca

A Secretaria Especial da Cultura do governo federal anunciou que deve assinar convênio com a entidade Sociedade Amigos da Cinemateca para gerenciar temporariamente a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O convênio terá duração de 90 dias e, segundo nota divulgada pela pasta, permitirá a retomada de 40 postos de trabalho na instituição. Ele deve ser assinado na primeira quinzena de janeiro.

"A Secretaria Especial da Cultura e a Sociedade Amigos da Cinemateca estão finalizando os instrumentos legais com a finalidade de retomar mais de 40 postos de trabalho que permitam dar continuidade às atividades básicas (ou primordiais) de preservação do acervo da Cinemateca Brasileira. A previsão é que os instrumentos legais para tal sejam finalizados na primeira quinzena de janeiro, de modo que, ainda no mês de janeiro, sejam retomadas as atividades de preservação e difusão em caráter temporário", diz publicação no perfil da pasta no Instagram. Ainda de acordo com a secretaria, o convênio "não suspende o chamamento público para nova organização social que se encontra em tramitação e que deve ter seu edital publicado em breve".

A decisão foi comemorada por representantes do setor. "Festejemos essa vitória suada do Cinema Brasileiro que verga mas não se dobra; que morre, mas renasce mais forte. Assim tem sido a nossa história. Não que nos conformemos com essa condição cíclica que um dia tem que acabar", escreveu o cineasta Roberto Gervitz, coordenador do grupo SOS Cinemateca.​ Ela vai preencher um vácuo deixado após a União não ter renovado contrato com a Acerp, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, que, além da Cinemateca, também gerenciava a TV Escola. É o que dizem pessoas familiarizadas com a entidade.

Desde dezembro do ano passado a Acerp não recebia recursos do governo federal. O seu contrato com a União previa o recebimento de R$ 12 milhões.

Em agosto, o secretário especial da Cultura do governo Federal, Mario Frias, enviou um ofício à associação pedindo "a entrega das chaves". Dois dias depois, a Polícia Federal acompanhou representantes da Secretaria Especial da Cultura em uma operação na Cinemateca. Na ocasião, o Ministério do Turismo afirmou que o episódio finalizava "processo de transferência de posse para a União".

Por Ivan Finotti/ Folhapress