PGR nega que representação contra Bolsonaro esteja arquivada

A Procuradoria Geral da República negou a informação publicada pela colunista Miriam Leitão, que afirmava que o procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu arquivar de forma sumária representação contra o presidente Jair Bolsonaro por crime.

Segundo a PGR, a representação está tramitando normalmente na Casa.

Confira a nota divulgada pelo PGR:

PGR esclarece que informação sobre arquivamento sumário de representação é errada

Documento subscrito por membros do MPF e da Justiça tramita regularmente no órgão

É inverídica a informação publicada pela colunista Miriam Leitão de que o procurador-geral da República, Augusto Aras, “decidiu arquivar de forma sumária e sem maiores explicações a representação contra o presidente Bolsonaro por crime” e que “nem fez diretamente, o chefe de gabinete é que disse estar arquivando”. A representação, subscrita por membros do Ministério Público Federal e da Justiça, está tramitando normalmente na PGR, sob análise da assessoria criminal.

Por falha do responsável por protocolar a representação, que pode ter pressionado o botão mais de uma vez, ou do próprio sistema, o documento chegou ao órgão em duplicidade, tendo sido arquivado somente o que foi protocolado de forma repetida, conforme informado aos autores da representação. Trata-se de um procedimento padrão.

A jornalista e o veículo teriam evitado o erro se, ao receberem uma informação técnica, tivessem procurado a instituição para realizar a apuração jornalística dos fatos, como fizeram outros profissionais.