'Muito doído', Viúva de Tom Veiga fala como contou da morte para os filhos

Folhapress

Alessandra Veiga, viúva de Tom Veiga, conhecido como o Louro José, fala sobre a carreira do intérprete e relembra seu sofrimento ao descobrir que ele faleceu no mesmo dia do aniversário de 15 anos de sua filha. "O Tom foi o encarregado de encontrar a pessoa para fazer o Louro", conta ela ao programa A Noite É Nossa (Record TV), que irá ao ar nesta quarta-feira (31). "Ele estava brincando com o boneco, na produção, e a Ana estava atrás dele, só que ele não viu", explica.

"Quando ele viu, só teve a mãozinha assim [da Ana]: 'Amanhã, quem faz o Louro é você, viu?'". A estreia do boneco aconteceu no ano de 1996, no programa Note e Anote (Record TV). Ela conta que viu seu ex-marido pela primeira vez quando ele já era o Louro José.

Ela diz que foi em 2002, quando a equipe do programa Mais Você (Globo), viajou para Pelotas, cidade natal de Alessandra, que fica no Rio Grande do Sul. "Nos conhecemos em 4 de dezembro, e eu fui para São Paulo em 17 de dezembro. Aí teve uma confraternização na casa da Ana de Natal, no dia 22", relembra. "E ele falou: 'Vou dar uma saidinha rapidinho e já volto'. Eu não conhecia ninguém, não tinha com quem conversar. Quando ele voltou, na frente de todo mundo e na frente da Ana, ele botou um anel no meu dedo. Ele tinha saído para comprar o anel de noivado".

Eles se casaram em 2004, e Ana Maria Braga, 71, foi uma das madrinhas. O casal esteve junto por 16 anos, sendo 14 de casamento, mas se separaram em 2018, ficando um ano e três meses sem se falar. Tom entrou em outro relacionamento em setembro de 2020. "No final do mesmo mês, eu falei: 'Vamos esperar passar o aniversário da Alissa [para que possamos nos ver]'", explica Alessandra. "Marquei a viagem no dia 5 de novembro. Mas ele morreu dia 1º", lamenta, lembrando que a morte de Tom foi no dia em que a filha celebrava 15 anos de idade.

"Ela esperava tanto esses 15 anos", diz. "Eu e o Tom fizemos chamada de vídeo para falar do presente para ela [comemoração do aniversário foi na Disney], para ver a reação dela... E, no fim, ela ficou sabendo [da morte do pai] pela Internet. Foi muito doído. Eu queria estar com a minha filha na hora", desabafa.

Tom e Alessandra tiveram dois filhos, Adrian e Alissa. "O Adrian estava do meu lado e percebeu que tinha acontecido alguma coisa. Para ele, eu falei logo de supetão. Mas como eu ia falar para a Alissa nos 15 anos dela? Foi muito difícil para mim", conta sobre o dia da morte de seu ex-marido.

O intérprete faleceu em novembro de 2020, vítima de um AVC. Alessandra comenta sobre a parceria da apresentadora e de Tom. "A Ana fez muita coisa pelo Tom e, consequentemente, por mim e pela minha família. O Louro era a farra, e ela chamava a atenção dele como um filho". "E o Tom era o parceiro. Um respeito incrível que ela tinha por ele, e o Tom também a respeitava demais", afirma. Alessandra ainda mostra com exclusividade uma entrevista que ela mesma fez com o próprio Louro José, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso, da faculdade de Rádio e TV.

Na época, Ana Maria Braga disse a ela: "Eu não me vejo sem ele em nenhum momento da minha vida. Na minha vida profissional e na minha vida pessoal, também. Papagaio, eu te amo! Juízo! Eu fico preocupadíssima quando você não está comigo, viu?".