Governo do RN recomenda interdição de trechos das praias com lixo hospitalar

João Valadares (Folhapress)

O governo do Rio Grande do Norte recomendou que trechos das praias que ainda possuam lixo hospitalar devem ser interditados. Até o momento, seis toneladas de resíduos sólidos já foram recolhidas no litoral sul potiguar.

O Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) também recomendou a colocação de bandeiras vermelhas indicando que a praia está imprópria para banho. "A limpeza das praias deve ser realizada o mais rápido possível para que esse material não volte para o mar, tampouco o material mais pesado fique submerso na areia", destaca o comunicado do órgão estadual.

O governo orientou as prefeituras a armazenar o lixo temporariamente em algum local reservado para auxiliar nas investigações.

Nesta segunda-feira (26), em menor proporção, uma nova remessa do material atingiu a faixa litorânea do estado. As praias de Baía Formosa, Búzios e Tabatinga foram afetadas. Os locais atingidos ainda não foram interditados.

O governo estadual informou que boa parte do material coletado, que inclui roupas, sapatos, tubos para coletas de sangue, seringas e recipientes plásticos, tem inscrições de cidades de Pernambuco.

O Idema comunicou que ainda não há informações oficiais sobre o motivo que ocasionou a poluição.

Os resíduos começaram a chegar por meio de correntes marítimas na quarta-feira (21) passada. Uma das áreas afetadas está localizada na praia de Pipa, um dos destinos turísticos mais famosos do estado. Um dos pontos atingidos é uma importante região de desova de tartarugas.