Correio Nacional: confira as principais notícias do país desta terça (8)

Mais segurança

Militares da Força Nacional serão deslocados para o Amazonas, em apoio ao governo do estado, nas ações de combate ao crime organizado em Manaus e municípios do interior. A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada no DOU, hoje (8).

Conhecimento

O número de matrículas em cursos superiores presenciais e de ensino a distância (EAD), nas redes privada e pública, cresceu 1,8% em 2019, de acordo com dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil.

Crescimento

O crescimento total das matrículas na rede privada para cursos presenciais e EAD foi de 2,4%, enquanto na rede pública foi de 1,5%. Os dados são do Semesp, entidade que representa o setor.

Pazuello

O Exército impôs sigilo de cem anos ao processo disciplinar que resultou na absolvição do general da ativa e ex-ministro Eduardo Pazuello. A manifestação da Força foi realizada na última segunda (7).

Ato político

Pazuello participou de um ato político no último dia 23: ele subiu a um palanque onde estava Bolsonaro e fez um discurso exaltando o presidente, após um passeio de moto com apoiadores no Rio.

Reconhecimento

O Brasil é o país da América Latina com o maior número de universidades entre as mais reconhecidas do mundo. Segundo a Quacquarelli Symonds, 27 instituições brasileiras entraram no ranking.

Federais

Apesar do maior número de universidades reconhecidas (13 a mais que 2020), nenhuma delas aparece entre as cem melhores do mundo. Das 27 instituições, 18 são universidades federais.

Prazo curto

As 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra covid que vão chegar ao Brasil ainda neste mês têm prazo de validade até 27 de junho e precisam ser aplicadas impreterivelmente até esta data.

Logística

O comunicado foi feito nesta hoje (8) pelo Ministério da Saúde a técnicos das secretarias estaduais de todo o país. As doses da Janssen devem desembarcar na próxima terça-feira (15) no Brasil,