Correio Nacional: confira as principais notícias do país desta segunda-feira (14)

Doses adiadas

A chegada ao Brasil de 3 milhões de doses de vacinas da Janssen, prevista para ocorrer amanhã (15), foi adiada. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Em nota, a pasta informou que aguarda uma nova data para a previsão de entrega.

Validade

Hoje (14), a Anvisa autorizou a ampliação de validade da vacina produzida pela Janssen, que passou de 3 meses, para 4,5 meses quando armazenadas em temperaturas entre 2ºC e 8ºC.

Indígenas

O Ministério da Justiça autorizou hoje (14) o envio de agentes da Força Nacional de Segurança para reforçar a proteção da Terra Indígena Yanomami, a maior reserva de usufruto indígena do país.

Recurso

Os candidatos ao ENEM 2021 que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição indeferido podem entrar com recurso até o dia 18 de junho. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 25.

Inscrições

Segundo o MEC, a aprovação da justificativa ou da solicitação de isenção não garante a inscrição no Enem 2021, que devem ser realizadas normalmente, até 14 de julho, na Página do Participante.

Presídios

Estudo do Conselho Nacional de Justiça mostra que, até 2025, a demanda por vagas nos presídios poderá quadruplicar e os gastos com manutenção de pessoas presas, aumentar em R$ 95 bilhões.

Pacote anticrime

Segundo o Conselho, o motivo seria o pacote anticrime, formulado pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro. O dado integra um relatório sobre o sistema prisional do CNJ apresentado ao STF, hoje (14).

Imunizados

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foram vacinados contra a covid hoje (14), em Brasília. Marcelo Queiroga aplicou as doses.

Vacinação

Moradores do arquipélago de Fernando de Noronha com 18 anos ou mais começaram a receber a primeira dose da vacina contra covid. Até 24 de junho, toda a população deverá estar imunizada.