Araraquara em lockdown

“Só se evita transmissão com distanciamento social”, essa foi a fala da Secretária da Saúde de Araraquara, Eliana Honain, ao decretar um novo lockdown, ontem (17), fechando o comércio e restringindo a circulação de pessoas nas ruas do município, no interior paulista. A decisão foi tomada após a cidade atingir alta nos casos de covid-19, pelo terceiro dia consecutivo,

As regras para a nova medida foram discutidas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus da cidade. No dia 24 de maio, entrou em vigor na cidade um decreto que estabeleceu novas regras para o combate ao coronavírus, baseado em aumento de casos e não em aumento da ocupação de leitos. Por esse decreto, a cidade voltaria a restringir o comércio e a circulação de pessoas se ultrapassasse a taxa de 30% de pacientes sintomáticos para covid-19 por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados no período de uma semana. A cidade também poderia voltar a ter um lockdown se, nesse mesmo período, alcançasse a taxa de 20% de positivados nos testes em geral – considerando sintomáticos e assintomáticos.

Conforme estabelecido no fim de maio, a cidade só vai afrouxar as restrições quando registrar três dias consecutivos de taxa de positivação abaixo de 20% nos casos sintomáticos ou abaixo de 15% na testagem geral (considerando também os assintomáticos). Até o fechamento desta edição, a taxa de ocupação era de 83% em leitos de Unidade de Terapia Intensiva.