Correio Nacional: confira as principais notícias do país desta segunda (12)

Prouni aberto

Começam amanhã (13) e vão até sexta (16) as inscrições para o Prouni. O programa oferece bolsas de estudo, em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes sem formação superior.

Exigências

O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 20 de julho. Para concorrer às bolsas integrais, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Inscrições

Apenas poderá se inscrever o estudante que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos. Inscrições no prouniportal.mec.gov.br.

Aulas suspensas

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais durante a pandemia.

Calendário

O estudo mostra que pouco mais de 53% das escolas públicas conseguiram manter o calendário letivo original para 2020. No ensino privado, cerca de 70% das escolas conseguiram manter a previsão.

Refugiados

O Ministério da Cidadania destinou R$ 6,5 milhões para municípios que receberão imigrantes e refugiados venezuelanos. O repasse em parcela única, é referente a seis meses de atendimento.

Despedida

O ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, 88, morreu hoje (12) em decorrência de choque séptico. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês (SP). Ele era viúvo e deixa quatro filhos e dez netos.

Críticas

O presidente Jair Bolsonaro criticou a repressão do governo cubano às manifestações no país no domingo (11), quando milhares foram às ruas para expressar frustração por meses de crise.

Resultado

”Foram pedir, além de alimentos, eletricidade. Foram pedir... Pediram mais uma coisa. Pediram liberdade. Sabe o que eles tiveram? Borrachada, pancada e prisão”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro.