Prefeitura de SP libera velórios de vítimas de Covid, se passados os 20 dias de contágio

Folhapress

Novas regras para realização de velórios serão implantadas na cidade de São Paulo a partir deste sábado (11) . A medida será válida tanto para unidades municipais como para unidades particulares. A principal mudança que passa a ser permitida são os velórios de vítimas da Covid-19 caso tenham se passado os 20 dias de contágio da doença. A informação deve ser atestada por declaração médica para que o velório, com a urna aberta, possa ser realizado pela família.

O tempo do velório segue a mesma determinação para mortes por outras causas, exceto em virtude de doenças infectocontagiosas. Deve-se cumprir o período máximo de uma hora de cerimônia, seguindo todos os protocolos em virtude da pandemia.

O limite de participantes autorizados em cada cerimônia é de dez pessoas, respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro entre cada uma, além do uso obrigatório de máscara facial de proteção.

As cerimônias devem acontecer em lugares ventilados, com a disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos, água, sabonete líquido, papel-toalha, lenços de papel e lixeiras. O consumo de alimentos nas salas de cerimônia também é proibido.

Recomenda-se ainda que a presença de indivíduos do grupo de risco para agravamento da Covid-19, bem como pessoas que apresentem sintomas de gripe ou resfriado, como tosse ou coriza, sejam evitadas.

Vale ressaltar que nos casos de morte em decorrência da contaminação por Covid-19, durante o período de transmissão - dentro dos 20 dias a contar da data de diagnóstico - permanece proibida a realização de velório. O funeral deverá acontecer com a urna fechada durante todo o tempo, sem qualquer contato com o corpo.

O uso dos equipamentos de segurança segue sendo obrigatório dentro dos cemitérios e do crematório, desde o manejo do corpo até o momento final do sepultamento.

Outra mudança será o retorno das cerimônias no Crematório Dr. Jayme Augusto Lopes, na Vila Alpina, zona leste.

A implantação da nova regulamentação baseia-se na queda no número de óbitos e na evolução do cronograma de vacinação no município, seguindo as recomendações da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), que ressalta a importância no cumprimento das medidas sanitárias de contenção da pandemia do Coronavírus.