Telecomunicações também sofrem na pandemia

O setor de telecomunicações voltou a defender nesta terça (8) o uso de fundos setoriais e a aceleração da reforma tributária como ferramentas para a expansão de conectividade em áreas remotas do país, no momento em que a pandemia evidenciou ainda mais o caráter essencial da internet.

Em debate virtual no Painel Telebrasil realizado na manhã desta terça, representantes empresariais fizeram um balanço positivo sobre o desempenho geral da conectividade na crise de Covid-19. No início do período de restrição social, havia receio de congestionamento e de lentidão nas redes, o que não se verificou nos meses seguintes.

Apesar disso, os problemas de conexão em regiões afastadas ficaram evidentes, devido ao déficit de infraestrutura para a conexão banda larga.

O setor aguarda a aprovação de projetos que determinam a destinação dos recursos para a expansão de internet. Uma das propostas em andamento no Congresso direciona verba do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para subsídio de tarifas de telecomunicações durante a pandemia.

O Fust arrecadou cerca de R$ 22 bilhões nos últimos 20 anos e só 1,2% foi utilizado para ampliar serviços de telecomunicações.

No geral, o projeto é bem recebido também por entidades da sociedade civil, com a ressalva de que o dinheiro seja limitado ao período da pandemia e que, no longo prazo, vire investimento em infraestrutura.