Por:

Laboratório oferece teste proteico inédito contra o coronavírus

Muitas pessoas que já contraíram o coronavírus ficam com dúvida se realmente estão imunes à doença, já que muitos especialistas discutem sobre a possibilidade de reinfecção. Porém, existe um teste para tirar essa dúvida. 

Chamado de exame Proteína Analisada S1, ele está disponível em alguns laboratórios do país e tem 100% de sensibilidade e especificidade. No Rio, somente o Lach Laboratório e Clínica, no Jardim Botânico, dispõe da tecnologia até o momento.

De acordo com Joana Bion, chefe do setor de análise da clínica, algumas pessoas, após terem contato com o vírus, possuem imunidade adquirida de forma comunitária, ou seja, que é compatível com a vacina: “Cerca de 70% dos pacientes apresentou S1 positivo, ou seja, imunidade para covid-19, em algum momento. Mais de 10 mil testes já foram realizados até o momento”, destaca a especialista.

Ela alerta também que o fato da maioria das pessoas conseguirem criar anticorpos não significa que os riscos de propagação do vírus estão eliminados. Sem os cuidados de higiene e distanciamento social, um indivíduo imunizado ainda pode ser um vetor de contaminação: “A pessoa pega um ônibus ou um metrô, por exemplo, e toca num local onde uma pessoa contaminada tocou. Ela chega na casa da mãe, da avó e a abraça sem antes higienizar as mãos. Ela não vai pegar o covid-19, mas vai transmitir”, conclui Joana.

A especialista ressalta, contudo, que ainda não é possível saber por quanto tempo essa imunidade está garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.