Tecnologia em prol do verde

O Instituto Gênesis da PUC-Rio – incubadora de startups da Universidade – está desenvolvendo cinco Negócios de Impacto Socioambientais em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

A iniciativa, realizada através do Programa de Apoio ao Empreendedorismo de Impacto Socioambiental da FAPERJ, foi precedida por um curso de capacitação promovido pela Coordenação de Empreendedorismo da PUC-Rio (CEMP), que no final realizou bancas de avaliação com a equipe do Instituto Gênesis para escolher cinco projetos a iniciarem um processo de germinação virtual no Instituto.

Durante seis meses, os empreendimentos de impacto socioambiental receberão assessoria de gestão, financeira, jurídica, marketing e de comunicação, além do apoio e suporte técnico dos consultores do Instituto Gênesis da PUC-Rio para a modelagem do negócio e escalabilidade no mercado.

Segundo a coordenadora de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis, Larissa Frigotto, são editais de fomentos como esse da FAPERJ que possibilitam a realização de desenvolvimento local com metodologias que alinham educação e geração de negócio, através da Coordenação de Empreendedorismo da PUC-Rio e da sua incubadora de empresas, o Instituto Gênesis.

“No mundo de hoje em colapso, precisamos gerar negócios que desenvolvem produtos e serviços com impacto socioambiental positivo, desenvolvendo economicamente uma região, com humanidade, responsabilidade e sustentabilidade”, assinala Larissa, complementando que “a PUC Rio sempre foi pioneira em projetos que visam educar e desenvolver pessoas e locais com uma visão de construção de futuros sustentáveis ”.

Os projetos selecionados foram os seguintes:

PRETAS RUAS – Empresa de consultoria criada por mulheres para mulheres, especializada na elaboração de projetos e ações sociais voltadas para mulheres negras em situação de extrema vulnerabilidade.

TELÚRICA COSMÉTICOS – Tem como missão transformar o conceito de autocuidado e cuidados naturais através dos cosméticos capilares.

NEI MATE – Comercialização do mate de praia em espaços alternativos, eventos, residências e corporativos.

ECO FILTROS – Utilização da casca de coco para a transformação em carvão ativado a ser utilizado na produção de filtros de água ecológicos.

RPV PEÇAS – Plataforma digital de venda de peças automotivas usadas que tem como objetivo elevar a autoestima desse mercado no Brasil, incentivando a legalização dos desmanches e a reciclagem automotiva.