Estudantes brasileiros vencem torneio internacional de robótica

Nada menos que 79 equipes dos cinco continentes disputaram o Virtual Open Invitational (VOI) de Robótica, neste final de semana. Uma das três que representaram o Brasil na competição, a FrancoDroid, do Colégio Franco-Brasileiro, foi um dos destaques, ao conquistar o 1º lugar no Design do Robô e a terceira melhor pontuação na mesa (game).

- O fim desse torneio representa o fechamento de mais um ciclo de aprendizado. Foi muita correria, mas, sem dúvidas, também bastante divertido. É muito bom saber que todo esse tempo investido é reconhecido e que, mais uma vez, a gente deu nosso melhor para representar nosso país e nossa escola, conquistando esses dois prêmios – festejou Daniel Gudin, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Franco.

Em maio, a FrancoDroid vencera a seletiva regional do Torneio First Lego League (FLL). Nas duas competições, o robô era o mesmo, batizado de Bambam, numa referência ao ex-BBB e ex-personal trainer Kleber Bambam. Isso porque o tema da temporada é relacionado à importância dos exercícios físicos.

- É o mesmo robô do regional, porque é a mesma temporada. A gente só vai aprimorando os anexos e a programação de uma etapa para outra – continua o aluno.

A equipe do Franco nem vai ter tempo para comemorar a nova façanha. Nos próximos dias 25 e 26 a FrancoDroid encara outro desafio internacional (e on-line): o Virtual Open International Greece (VOIG).

- Estamos terminando nossos preparativos. A gente tem participado de muitos torneios em um curto intervalo de tempo, mas, mesmo assim, tivemos margem para evoluir muito tanto no projeto quanto no robô. Todos se esforçaram muito e ficamos felizes e orgulhosos com o resultado, mas, acima de tudo, com todo o processo – finaliza Gudin.