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Quando o RH solicita saúde

Gilberto Ururahy
Diretor Médico da MedRio Check-up

Cobrar um pênalti é papel do presidente de um clube de futebol, afirmam os filósofos deste esporte, dada a importância da ação, às vezes, decisiva para o certame. Assim, também em uma empresa, a saúde do integrante deveria compor o programa de ação do presidente da organização. E cabe à área de RH solicitar o serviço de check-up médico para sua população de executivos. 

Após 30 anos liderando o mercado de check-up médico no Brasil e tendo realizado mais de 150 mil exames preventivos nas maiores empresas estabelecidas no nosso país, sugerimos ações importantes para que a contratação tenha o resultado satisfatório para os usuários desses serviços e para a empresa contratante no que tange a qualidade, inovação e segurança da prestação de serviços.

Eis algumas considerações importantes para a área de RH:

Visitar sempre as clínicas prestadoras de serviços e indagar por: Curriculum Vitae da equipe médica que examinará seus executivos e ter a convicção que todas as avaliações e exames serão realizados por médicos; saber qual o laboratório (visitar de preferência) que realizará as análises clínicas dos materiais coletados de seus clientes; a clínica prestadora de serviço possui um Código de Conduta? Pratica Compliance?; os equipamentos utilizados para complementar os diagnósticos são calibrados e atualizados permanentemente?; existe uma central de esterilização, no seio da clínica, para preparo dos equipamentos de uso invasivo?; todos os equipamentos necessários para uma avaliação da saúde da mulher existem na clínica?; a clínica prestadora de serviço possui Certificações internacionais – ISO 9001-2008 (normas e procedimentos) e ISO 9001-2015 (qualidade)?; a clínica prestadora de serviço está adequada à nova Lei de proteção de dados?; os resultados liberados para os clientes são protegidos /criptografados?; a empresa contratante/área de RH recebe ao término do programa anual de check-up médico um perfil de saúde da população examinada?; a clínica prestadora de serviço promove a “consulta de retorno” do cliente a fim de dirimir dúvidas quanto aos exames realizados e para a elaboração individual de programas de promoção à saúde, face a fatores de risco identificados?; as instalações da clínica estão à altura das exigências de seus usuários?

São todas orientações básicas que podem e devem ser adotadas pelas áreas de RH e Suprimentos das empresas e, também, por corretoras de saúde, empresas de medicina de grupo e seguradoras de saúde.

Tomar a decisão para contratação de serviço de saúde, sem conhecer os prestadores in loco se utilizando de e-mails e propostas, sem realizar uma visita técnica, é uma decisão extremamente frágil e arriscada para os usuários. Afinal, saúde requer qualidade, inovação permanente, segurança nos procedimentos, sendo responsabilidade de quem os contrata.

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