Por:

Coluna Magnavita: Núcleo de inteligência da Sefaz mirando em Integrantes do governo e até deputados

Coluna Magnavita: Núcleo de inteligência da Sefaz mirando em Integrantes do governo e até deputados

O bunker blindado que funciona na área da Sefaz virou alvo de algumas lendas que são reforçadas por sinais de fumaça. É lá que funciona o núcleo de inteligência da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio.

Ele é formado por um grupo de auditores fiscais do estado que, agindo com total autonomia, atravessam as normas de hierarquia e se fecham a sete chaves.

A última fumacinha que escapou de lá faz referência do uso dos sistemas e ferramentas de que a equipe dispõe, muito além da atividade de combate à sonegação da receita do ICMS.

A lupa estaria indo muito além dos CNPJs e mirando o CPF de personalidades da vida pública: membros do primeiro escalão do Estado, deputados e até líderes partidários. É possível saber quem comprou o quê, quem comeu em restaurantes, desde que inocentemente o usuário forneça o seu CPF no ato da compra.

Uma outra fumacinha é sobre a linha direta entre a firma que faz os levantamentos e os colegas que estão à disposição do Ministério Público e que, na prática, já não teriam mais acesso aos sistemas da Sefaz.

Se todo esse trabalho fosse para combater a corrupção, mereceria aplauso, resguardando os excessos, é claro. Porém, boa parte dos dados ficam acumulados e acabam engrossando dossiês que misteriosamente não avançam.

No Governo, cresce o número de defensores para que a Corregedoria monitore, mesmo que por amostrarem, quem acessa o quê e se não há desvio das atividades-fim, mirando pessoas físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.