Coluna Magnavita: Orçamento do estado já valendo após o Réveillon

Uma medida inédita publicada no dia 23 de dezembro passou quase despercebida e é revolucionária na gestão pública. O Diário Oficial do estado do Rio, publicou o decreto 47.891, que determina que o Orçamento estará sendo aberto já no primeiro dia útil de 2022. Na prática, o governo Cláudio Castro inicia o ano com o pé no acelerador e muita gestão pública. Uma notícia excelente para o Rio e fruto do trabalho da equipe da Seplag.

É a primeira vez que isso acontece na história recente. Abrir o orçamento todo no primeiro dia útil, ninguém esperava. Medida tomada para o governo não acumular orçamento para um fim de exercício da atual gestão. Não há risco, já que o governo está com hedge dos programas de privatização. Este “colchão da Cedae” é que faz o lastro necessário para a medida ser tomada.

O governo do estado tem R$ 7 bilhões do Pacto RJ e mais algo por volta de R$ 20 bilhões de despesas que não são obrigatórias. Quanto mais cedo iniciar as entregas e os processos licitatórios, o estado recupera o tempo perdido com a crises anteriores e destrava obras fundamentais para a população.

O Governador Cláudio Castro está construindo uma imagem de bom gestor público.