Coluna Magnavita: Pinga-Fogo - 9 de fevereiro de 2022

Com o afastamento do deputado Vandro Família, a cadeira vai para o vice-prefeito de Niterói, Paulo Roberto Mattos Bagueira. Ele teria de renunciar ao cargo para assumir na Alerj. A vaga, então, deve ir para Paula Tringuelê, esposa do ex-prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê.

Esquentou o clima entre Washington Reis e o Governador Cláudio Castro. O motivo? A 1ª vaga do TCE. O Prefeito quer o irmão Rosenverg Reis e Castro tem compromisso com Marcio Pacheco.

Na próxima sexta (11), o governador Cláudio Castro, recebe do atual ministro da Defesa, Walter Braga Netto, um dos três helicópteros adquiridos pelo Gabinete da Intervenção Federal (GIF), com recursos do Governo Federal, em 2018. A entrega faz parte do legado tangível e intangível da Intervenção Federal na área de segurança pública no Rio de Janeiro, que recuperou a capacidade operativa, logística e moral dos órgãos de segurança pública.

Durante os 10 meses do interventor Braga Netto (de fevereiro a dezembro de 2018), diversos índices de criminalidade foram reduzidos, incluindo os crimes contra a vida, como latrocínio (-27%); contra o patrimônio; e roubo de carga (-13%). Além dos helicópteros, o GIF equipou os agentes e órgãos de segurança pública com a entrega de armamentos, munições, coletes, viaturas, equipamentos para perícia criminal, câmeras de monitoramento, drones, entre outros itens.

Os portadores de certificado CAC – Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador – poderão receber autorização no Estado do Rio de Janeiro para transportarem suas armas de fogo municiadas. Essa é a proposta de projeto de lei apresentado pelo deputado Charlles Batista (PSL) na Assembleia Legislativa (Alerj).

Com a coordenação do provedor de Fundações do MP, Jose Marinho, será realizado o 1º Encontro Nacional de Fundações Privadas, no dia 21, na cidade do Rio, no auditório Oscar Niemeyer (Praia do Flamengo). O evento contará com as maiores fundações do país e os painéis serão moderados por altas autoridades judiciárias, com gestores fundacionais e especialistas. Haverá apresentação da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira e exposições diversas no salão de entrada, com acervo cultural e apresentação de projetos sociais (como os da FUNDAÇÅO DO RIM – que atende a doentes renais crônicos). A ideia é o nosso Rio de Janeiro receber o evento anualmente – uma agenda do Bem para movimentar nossa cidade. A FUNCEX, a FGV, a FUNVALE, a SEVERINO SOMBRA (Vassouras) e a RIO CONVENTION participarão.