Por:

Coluna Magnavita: Desincompatibilização em abril muda a cara do Governo do Rio e tem reflexos na Alerj

Os que desembarcam…

Quando o mês de abril chegar, o Governo Claudio Castro terá um novo rosto. São doze os secretários que estão se desincompatibilizando para concorrer às eleições legislativas. Essa dança de cadeira trouxe algumas surpresas.

Estarão saindo os deputados estaduais Max Lemos, Gustavo Tutuca, Rodrigo Bacellar, Dr. Serginho, Leo Vieira e Thiago Pampolha. Sai também o secretário Vinicius Farah que retorna à Câmara Federal.

Dos secretários sem mandato que concorrerão em 2022 estarão saindo Gutemberg Fonseca, Matheus Quintal, Fernando Veloso, André Moura e a surpresa: o delegado da Polícia Federal e secretário do GSI, Marcelo Cordeiro Bertolucci.

Os eleitos

Nesta semana o quinto andar do Palácio Guanabara começa a analisar as regras da sucessão. Alguns secretários querem apenas interinos, já que desejam voltar a função executiva se forem vitoriosos nas urnas.

Há consenso que é preciso manter a continuidade dos projetos de cada pasta, porém a indicação dos substitutos não será fácil.

Pente fino

O Governador Cláudio Castro está sendo aconselhado a pedir uma lista tríplice de sucessores a cada secretário. Todos serão submetidos a um pente fino do GSI observando as regras de Compliance.

Ganharão dianteira aquelas que não trouxerem passivo de problemas para o governo. Em um ano eleitoral só ficha limpa a bordo, para evitar artilharia da oposição.

Uma regra será “cláusula pétrea”: o apoio da legenda partidária que tem o comando da pasta.

Os suplentes que deixam a Alerj 

O efeito dominó da desincompatibilização afetará o plenário da Alerj. O retorno dos titulares deixará seis suplentes de volta à planície e terão de concorrer a eleição sem a estrutura de gabinete.

Deixam a Alerj em abril: Átila Nunes, Ronaldo Anquieta (suplentes de Tutuca e Max Lemos), Sérgio Fernandes (suplente de Thiago Pampolha), Paula Tringuelê (suplente de Rodrigo Bacellar, Charlles Batista (suplente de Dr. Serginho) e Jalmir Júnior (suplente de Leo Vieira). Neste último caso, Jalmir reassume o seu mandato de vereador em São Gonçalo.

O retorno de Ferreirinha

A desincompatibilização de Renan Ferreirinha na Prefeitura do Rio em abril mexe na dança de cadeiras dos suplentes da Alerj. Ao deixar a secretaria municipal de Educação e voltar ao mandato, Ferreirinha manda para casa Jari Simão de Oliveira Júnior, que reassume o seu mandato de vereador em Volta Redonda, do qual estava licenciado.

O ex-suplente

Quem escapou da dança de cadeiras na Alerj foi o Deputado Coronel Jairo do Solidariedade. Ele era o primeiro suplente e assumiu a vaga de Vandro Família. O segundo suplente, Paulo Bagueira, foi eleito vice-prefeito de Niterói, cedendo a cadeira para Paula Tringuelê, que deixará agora a Alerj com o retorno de Rodrigo Bacellar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.