Coluna Magnavita: Pinga-Fogo - 17 de março de 2022

Se o deputado Max Lemos virar o candidato a vice da reeleição de Cláudio Castro, ele pretende colocar a sua máquina eleitoral a serviço da candidatura de Vinicius Sarciá. O rapaz havia desistido de concorrer em 2022, mas volta turbinado com o apoio de Max.

Está sendo ungido, a exemplo de São Paulo, a criação do Tribunal Militar Estadual no Rio. São três os estados com corte militar: São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A criação do Tribunal Especializado nos estados brasileiros depende de proposição do Tribunal de Justiça da Unidade Federativa que houver atendido essa exigência constitucional, a qual caberá as funções de segunda instância da Justiça Militar, quando da inexistência do TJM.

A composição do colegiado do TJM Estadual geralmente segue o padrão estabelecido para o Superior Tribunal Militar, com um número menor ou igual de membros. Ou seja, no caso dos TJM, uma parte são oficiais do último posto das Corporações Militares (coronéis), outra parte são de civis, advogados, membros do Ministério Público Estadual e juízes auditores, conforme legislação pertinente do Estado.

O estado está assustado com a possibilidade de excluir da folha, paga no início de abril, mais de 4 mil aposentados. Dos aposentados e pensionistas nascidos entre Janeiro e Fevereiro, cerca de 40%, mais de 5 mil pessoas, ainda compareceram ao Banco Bradesco para a prova de vida. Fica o alerta.

Caberá, exclusivamente, ao Governador Cláudio Castro escolher os integrantes da lista tríplice para o TJ, oriundas da cota do quinto constitucional. O conselho estadual da OAB vota nesta quinta, 17, os 18 nomes que serão remetidos para a peneira dos Desembargadores.

Nesta sexta, 18, na sede da ACRJ, almoço em homenagem ao secretário Vinicius Farah, que sai dia 1º, e ao secretário Nelson Rocha, que fica. Evento para 100 empresários tops da cidade. Recebendo ao lado do Presidente José Antonio Nascimento Brito, a nova diretora e vice-presidente da ACRJ, Michelle Novais.

Vinicius Farah, antes de reassumir o seu mandato de deputado federal, recebe como secretário o ministro da Minas e Energia, Bento Albuquerque, para agenda no Rio.