Por:

Coluna Magnavita: Não existem coincidências na ABL

Pela primeira vez neste século, uma posse da Academia Brasileira de Letras será transmitida, ao vivo, por uma rádio. Será a posse de Fernanda Montenegro, nesta sexta, 25, às 21 horas pela rádio Roquette-Pinto.

Como coincidências não existem no mundo acadêmico, a ideia da transmissão partiu do escritor Ricardo Cravo Albin, integrante do Conselho da rádio, que aprovou a proposta por unanimidade e foi, imediatamente, avalizada pelo presidente da ABL, Merval Pereira. Ninguém percebeu que Fernanda será empossada na Cadeira 17, que teve como terceiro ocupante o próprio Roquette-Pinto. A transmissão ocorre no ano do centenário da rádio no Brasil. A emissora, que hoje pertence ao Governo do Estado do Rio, voltou a ser o grande ponto de difusão da cultura fluminense.

Vai ser emocionante ouvir, ao vivo, o discurso de Fernanda Montenegro, em homenagem a Affonso Arinos de Mello Franco, o seu antecessor na Cadeira 17. O conselho da Roquette, que decidiu a transmissão, é composto por Igor Marques, Cravo Albin, Cláudio Magnavita (presidente do Conselho), Alexandre Valle, Marcos Simões, Thiago Gomide (presidente da rádio) e Fernando do Vale Nogueira (vice-presidente da Roquette).    

Com a transmissão ao vivo da posse de Fernanda Montenegro, a gestão do presidente Merval Pereira amplia a relação da ABL com a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.