Coluna Magnavita: O “mecanismo” que pode colocar uma Rainha da Inglaterra no comando da Seap

Coluna Magnavita: O “mecanismo” que pode colocar uma Rainha da Inglaterra no comando da Seap 

Amnésia Política I

Na reunião do secretariado, realizada na terça, 29, no SulAmérica, causou surpresa. Só dois secretários estão tendo dificuldades de escolher os seus sucessores. Exatamente os dois que deram uma enorme cota de sacrifício para ajudar o Governador Cláudio Castro.

O primeiro deles é o delegado Fernando Veloso, que aceitou consertar o estrago monumental causado por Raphael Montenegro, em uma relação incestuosa com bandidos (até com objetivos eleitorais) e que poderia ter respingado no Governador. Veloso chegou depois do fiasco da nomeação do delegado federal Poubel. Colocou a sua imagem global a serviço do Governo e estancou a crise atômica.

Amnésia Política II

Chamado de “louco” por tentar ajudar o Governador a se livrar do legado bombástico e até irracional de Montenegro (escolha pessoal de Castro), Veloso deu um choque de ordem e trouxe um time sério, encabeçado por uma das ícones da Polícia Civil, a Dra. Beth Cayres. A faxina deu certo e o Governador chega no ano eleitoral sem nenhum escândalo na SEAP, ou acusação de corrupção, que maculava as gestões anteriores.

Para surpresa geral, surgiu uma proposta de nomear uma “secretária” (que fez parte de gestões polêmicas), só para cuidar dos presídios. Os contratos milionários passariam para uma equipe de “interventores”. Na prática, teríamos uma policial penal como “Rainha da Inglaterra”, cuidando dos 50 mil internos, sem dar palpite nos negócios com fornecedores. Uma fórmula esdrúxula que desagrada o senador Carlos Portinho (que há dois dias tenta falar com o Governador), avalista político de Fernando Veloso. Aliás, estes dois do PL, o mesmo partido de Castro. O deputado Hugo Leal jura de pés juntos que nada tem a ver com este “mecanismo” em gestação. Se valer esta abdução da SEAP por “interventores”, toda a equipe de Veloso pedirá exoneração coletiva.

Amnésia Política III

Outro secretário que passa pelo constrangimento de não fazer sucessor é Thiago Pampolha. Ele, que brigou com o PDT para ajudar a gestão de Castro (que quase o expulsou),