Coluna Magnavita | PRODERJ é anfitrião de evento que reúne gestores das entidades estaduais de TIC do país

Termina nesta sexta (27), a 158ª Reunião Ordinária do Conselho das Associadas (ROCA) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC), na Barra. A abertura do encontro contou com a participação do presidente do PRODERJ e vice-presidente executivo da associação, Mauro Farias, do presidente da ABEP-TIC, Leandro Victorino e do presidente do Conselho da associação, Lutiano Silva.

“Gostaria de agradecer todo o apoio da ABEP-TIC e do presidente Leandro Victorino para realização do evento no Rio de Janeiro. Esse é um espaço fundamental para debates sobre diversos temas em voga na TIC pública como, por exemplo, transformação digital e segurança da informação. A autarquia está sempre atenta a todas as novidades”, destacou Farias.

Mauro Farias, vice-presidente executivo da ABEP e Presidente do Proderj, o anfitrião da reunião com Leandro Victorino (ao centro), presidente da ABEP; e Lutiano Silva, presidente do Conselho da ABEP

Durante o evento, o vice-presidente de Estratégia, Governança e Inovação do PRODERJ, Bruno Cunha, e o vice-presidente de Governo Digital, Rodrigo Xavier, apresentaram o painel “Governo Digital do Estado do Rio de Janeiro - RJ Digital”.

O Governo do Estado lançou, este mês, seu portal integrado de serviços digitais, primeira ação do Programa RJ Digital. O canal passou a oferecer mais de 1,3 mil serviços à população através do endereço www.rj.gov.br/. A iniciativa foi desenvolvida pelo PRODERJ em parceria com a Subsecretaria de Estado de Comunicação Social. Durante o painel, os gestores abordaram a estratégia de Governo Digital no Estado até 2023, as fases e principais ações para implantação do portal e os números alcançados.

O diretor de Infraestrutura Tecnológica da autarquia, Daniel Luzente, abordou o tema “Nuvem Híbrida do Estado do Rio de Janeiro”. Em seu painel, foi apresentado como está sendo estruturada essa iniciativa e os principais ganhos para a administração pública.