Coluna Magnavita: Garotinho ganha sobrevida no TRE-RJ. André Mendonça pode votar antes

ADIOU- O advogado Rafael Farias enfrentou a cara feia dos desembargadores do TRE-RJ, que pareciam querer puxar a cordinha da guilhotina na tarde desta quinta, 23 de junho, decapitando o futuro político do ex-governador Anthony Garotinho. A tese de Farias emplacou. A desembargadora Kátia Valverde Junqueira não poderia atuar como relatora e revisora do processo ao mesmo tempo.  

FEZ FALTA- O revisor do processo de Garotinho no TRE, Vitor Marcelo foi nomeado desembargador do TJ. Se um novo tivesse sido escolhido, poderia ter tempo para analisar o processo e receber a defesa para apresentar um memorial do caso. Não se trata de um julgamento simples. É um ex-governador com pretensões de disputar a eleição em outubro. A decisão do TRE-RJ pode influir sobre o pleito.

VISTAS - A tese do advogado Rafael Farias levou os desembargadores eleitorais João Ziraldo e Tiago Santos Silva a pedirem vistas. O processo deve voltar a julgamento já na próxima terça, 28. A defesa vai tentar ganhar mais tempo e torcer para que o ministro André Mendonça siga o voto de Kassio Nunes no STF.

ESPERA- Depois dos embates na Alerj pela vaga do TCE, os partidos União Brasil e MDB aguardam a decisão sobre o futuro de Garotinho no TRE para definir os próximos passos. A espera maior é da legenda do ex-governador. Os caciques do MDB dependem da máquina do estado para a eleição, especialmente Leonardo Picciani, que controla a legenda.