Por:

Mudança no protocolo

O resultado positivo de Covid-19 no Governador do Rio disparou o alarme nos protocolos de segurança em diversos estados e em Brasília.

No caso de pandemia, algumas regras simples estavam sendo negligenciadas. Governador e vice estavam sempre próximos no mesmo ambiente ou dividiam o mesmo carro ou a mesma aeronave.

Teste geral

O resultado levará todo o primeiro escalão e funcionários do governador a se submeter a uma bateria de exames. Do copeiro ao pessoal de limpeza, passando por secretárias, motorista e até seguranças.

Gravitam em torno do governador mais de 120 pessoas, sem incluir o staff do pessoal das Laranjeiras, residência oficial.

Proteger os mais próximos

A preocupação no Palácio no início da tarde não era só com o governador Wilson Witzel, mas com a sua família, especialmente com a primeira-dama Helena e os filhos menores.

A orientação é testar o máximo de pessoas e relacionar os nomes que estiveram próximo do governador nos últimos 15 dias.

Não foi ele...

O Secretário Chefe da Casa Civil, o ex-deputado André Moura entrou em contato com o Correio da Manhã afirmando que não visitou o seu amigo Eduardo Cunha. n “Não visitei Cunha nem no hospital e nem na sua residência agora. Quem levantou esta hipótese estava fazendo intriga”, afirmou o secretário.

A hipotética visita teria ocorrido há mais de três semanas e, caso tivesse ocorrido e Moura estivesse contaminado, já teria apresentado os sintomas.

No final da conversa telefônica, Moura confirmou que fará o teste, mas por um motivo inverso: o de ter despachado quase que diariamente com Witzel.

Rápido

O primeiro governador a mandar mensagem de “força” ao colega carioca foi o de São Paulo, João Dória Jr.

Ele foi interrompido pela assessoria, enquanto participava de uma reunião, e imediatamente mandou uma mensagem de WhatsApp para Witzel.

Solidário

O vice-governador Cláudio Castro tem retribuído de forma carinhosa a atenção que recebeu do governador quando foi vítima de uma meningite viral.

Cláudio tem ligado direto e, como super católico, está fazendo suas orações em família por uma pronta recuperação.

Ordem unida

Ao testar positivo, o coronel Roberto Robaday, secretário estadual da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, acionou os protocolos de alarme da corporação.

Todos aqueles que tiveram contato com ele serão testados e foi tirado da gaveta um protocolo de ação, preparado com antecedência, para uma situação de emergência como esta.

Ele não teve tempo nem de ficar doente. O seu celular não parou de tocar e receber mensagens de solidariedade de todo o Estado do Rio, demonstrando o quanto ele é querido.

Efeito colateral

Quem andou se sentido mal foi o secretário de Saúde Edmar Santos que, deprimido, chegou a pedir um teste para se precaver. Para sua felicidade, o resultado foi negativo.

Agora com a notícia do Witzel, Edmar vai refazer os exames. Para uma velha raposa política, o vírus que corrói o ânimo do secretário tem nome e CPF: Gabriell Soares.

Aliás, o blog do Ruben Berta informou nesta terça que a comissão que analisará os atos do subsecretário afastado tem assessores nomeados pelo próprio investigado.

Pedro Paulo

A notícia do resultado positivo do Witzel acabou com a festa do deputado federal Pedro Paulo, que nesta segunda (13) emplacou seu relatório na votação em defesa dos estados e municípios.

PP, como é conhecido pelos amigos, teve uma longa audiência na semana passada com Witzel, na qual falaram bastante e depois, juntos, deram uma entrevista coletiva. Ele já foi aconselhado pelos amigos a fazer o exame.

Apostas da semana

O secretário Lucas Tristão também vai fazer os exames?

O ministro Mandetta ligou para o Witzel? n O que acontecerá com as viaturas da Policia Militar, todas estacionadas no terreno da 42ª DP, do Recreio?

Porque o milagroso subsecretario de Saúde afastado, tem dois “L” no final do nome? Coisa de numerólogo ou homenagem a Fernando Collor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.