Coluna Magnavita: Tutuca sempre foi padrinho de Gabriell Neves

Esquema da Ciência  e Tecnologia migrou para a Saúde

Na conta do Tutuca

Para surpresa de muitos, o governador Wilson Witzel tem jogado para a Alerj a indicação de Gabriell Neves, e de irregularidades cometidas na saúde.

A conta está sendo pendurada no deputado estadual Gustavo Tutuca, ex-secretário de Ciência de Tecnologia. Gabriell e boa parte da turma envolvida nos mal feitos na saúde atuaram juntos durante alguns anos, sob o comando de Tutuca.

Velhos amigos

O próprio tenente-coronel Edmar Santos tinha Tutuca como chefe. O Hospital Pedro Ernesto pertence à UERJ, que por sua vez é ligada à Ciência e Tecnologia.

Até agora a relação de Tutuca e Gabriell tem ficado em segundo plano nas investigações. Ele foi chefe de gabinete do deputado, foi o seu subsecretário e o sucedeu na Ciência e Tecnologia, quando ele desincompatibilizou-se para concorrer.

O pool da Saúde

Se a investigação recuar à linha do tempo, para a atuação na Ciência e Tecnologia, em uma das pastas de maior recurso no Estado, o estrago será enorme. É o mesmo grupo que tomou conta dos cofres milionários da saúde, com o mesmo "modus operandi".

O então major Edmar Santos fazia parte de um núcleo que foi ampliado com o respaldo político de um punhado de deputados aliciados por Tutuca, que sempre esteve nas graças do presidente do PSC, Everaldo Pereira.