Por:

Governo do Rio define os primeiros nomes para o Secretariado

Por Cláudio Magnavita*

A semana começa com o novo desenho do governo Cláudio Castro. Na prática, só um jornal tem a palavra final, o DIÁRIO OFICIAL do Estado. Enquanto as nomeações não forem publicadas é apenas uma tentativa de escolha.
As indicações que “vazaram” já são suficientes para indicar o cuidado da escolha de nomes e um elo comum: capacidade técnica.
São os seguintes os primeiros nomes:

Secretaria da Polícia Civil: Allan Turnowski, considerado um dos melhores chefes de Polícia que o Estado já teve.

Educação: Ex-deputado Comte Bittencourt. Presidiu a comissão de Educação da Alerj, empresário do setor, muito conceituado no legislativo e com um currículo impecável.

Planejamento: José Luiz Zamith, ex-chefe da Casa Civil, coordenou o grupo de transição e fez parte do núcleo original do governo eleito, que desanda exatamente a partir da sua saída.

Defesa Civil: Coronel BM Coronel Roberto Robadey Costa Júnior, Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro desde 12 de setembro de 2017. Tem o comando da tropa e nunca se envolveu em escândalo. Será mantido.

Haverá mudança total na PGE, Controladoria Geral do Estado e GSI.

Os secretários denunciados e com passivos judiciais deverão ser exonerados nas próximas 48 horas.

O Governo começa a ganhar um perfil que agrada a classe política e principalmente aqueles que defendiam uma mudança radical.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.